GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CARTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH E O GPS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Ensinar Geografia vai além da localização de fenômenos geográficos, cuja propostas didático-pedagógicas devem permitir aos alunos ampliarem e desenvolverem o pensamento espacial a partir do seu espaço de vivência. O objetivo deste artigo é mostrar a utilização do Google Earth e do GPS como instrumentos de ensino para as aulas de Geografia aplicados em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Gonçalo/RJ. As atividades realizadas integram o módulo 1 "Aplicando novas tecnologias à Cartografia" referente ao material educacional gratuito, por meio da Internet, denominado “Mapeando Meu Rio” (MMR) disponível em http://www.mapeandomeusrios.com.br. A metodologia pesquisa-ação considera alunos e professores, ao mesmo tempo, como sujeitos e objetos em movimento no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam dificuldades dos educandos em relação aos elementos básicos de Cartografia. No entanto, eles sentiram-se entusiasmados e motivados com a utilização do Sensoriamento Remoto e do GPS.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p. Disponível em: <http://portal. mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2009.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Castro. (Org.). Ensino de Geografia – práticas e
textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 71-114.
CAMPELO, Leandro Fabrício. Dispositivos móveis nas aulas de Geografia. Giramundo - Revista de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p-105-110, jan/jun. 2015. Disponível em:http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/download/194/
211. Acesso em: 12 jul. 2017.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da Cartografia escolar – currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. p. 121- 135.
GÓMEZ, Miguel. GPS and Geography: Using Technology to Apply Geography with Middle Grade Students. Disponível em: <http://www.socstrpr.org/wp-content/
uploads/2013/07/3-Final-Summer-2013-MS06483-Gomez.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2014.
DAEMS, Wim.; DIERCKX, Jan.; DONERT, Karl.; VAN DER VEKEN, Danny. In: GI Forum 2013 – Symposium and Exhibit GIScience & Technology/Learning with GI, 2013,
Salzburg. Experience with the GIS Mobility Project at KOGEKA: An Example of Co-operation between Primary and Secondary Schools on School Mobility and Traffic Safety. Salzburg: IGUESS, 2013. p. 1-8. Disponível em:< https://gispoint.de/fileadmin/user_ upload/paper_gis_open/GI_Forum_2013/537532017.pdf >. Acesso em: 17 jan. 2016.
DEMIRCI, Ali.; KARABURUN, Ahmet.; KILAR, Hatice. Using Google Earth as an educational tool in secondary school geography lessons. International Research in Geographical and Environmental Education, Londres, n. 4, p. 277-290, nov. 2013.
DI MAIO, Angelica Carvalho. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: avaliação prática de seu potencial. 2004. 189 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2004.
FLORENZANO, Teresa Gallotti. Sensoriamento Remoto como recurso didático. In:______. Iniciação em Sensoriamento Remoto - Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo: Oficina de textos, 2007, p. 95-101.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. 141 p.
LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012. 239 p.
MARTINS, Luciana Junqueira.; SEABRA, Vinícius da Silva.; CARVALHO, Vânia Salomon Guaycuru de. O uso do Google Earth como ferramenta no ensino básico da Geografia. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 16., 2013, Foz do Iguaçu. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0251.pdf >?. Acesso em: 20 jan. 2013.
MIRANDA, José Iguelmar. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 4. ed. Brasília: Embrapa, 2015. 399 p.
NOSOLINE, Inês Mario. Avaliação do uso das geotecnologias como recurso didático nas aulas de Geografia. 2011. 191 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. Disponível em: <http://locus.
ufv.br/handle/123456789/37>. Acesso em: 02 jan. 2014.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. 1977. 203 f. Tese (Livre-docência) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1977.
PERKINS, Chris.; DODGE, Martin. Satellite imagery and the spectacle of secret spaces. Geoforum, Manchester, 2009, v. 40. n. 4, p. 1-15, jun. 2009. Disponível em: <http:// personal
pages.manchester.ac.uk/staff/m. dodge/cv_files/spectacle_of_secret_spaces.pdf>. Acesso em:
10 jan. 2017.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2000. 423 p.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora USP, 2009. 384 p.
SÃO GONÇALO. Secretaria Municipal de Educação. Matriz Curricular da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, 2008. p. 107-116.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003, p. 92-
108.
SOUSA, Iomara Barros de. Geotecnologias e Recursos de Multimídia no Ensino de Cartografia: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no Município de São Gonçalo/RJ. 2014. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
THIOLLET, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.