JOGOS CARTOGRÁFICOS: METODOLOGIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE TEFÉ

Autores

  • Jefferson Vieira Moreira Professor de Geografia na Secretária de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Estado do Amazonas - SEDUC/AM
  • Alex Almeida Coelho Professor do curso de Geografia na Universidade do Estado do Amazonas / Centro de Estudos Superiores de Tefé - UEA/CEST

Resumo

O artigo discute o processo de ensino aprendizagem de cartografia, mediada por jogos ligados a conteúdos de cartografia como ferramenta metodológica no ensino médio. Tem como objetivo principal descrever a contribuição que jogos propiciam ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, em turmas de 1°, 2° e 3° anos, em uma escola estadual do município de Tefé, Estado do Amazonas. Foi realizado um diagnóstico das dificuldades dos alunos, por meio da aplicação de questionários; levantamento bibliográfico e identificação de metodologias práticas; confecção, realização de jogos e avaliação da metodologia utilizada no ensino de conteúdos de cartografia. Nossos dados apontam que, a cartografia escolar ainda é pouca explorada no ensino básico, os jogos cartográficos aplicados auxiliaram na compreensão dos conteúdos, seu papel é fundamental, uma vez que cria situações de descontrações na sala de aula, ligando as aulas teóricas uma metodologia diferenciada. Desse modo, os jogos cartográficos, servem como um instrumento de ensino aprendizagem, despertando nos alunos o interesse pelo conteúdo e entrelaçando a teoria com a prática. Portanto, são instrumentos facilitadores na construção do conhecimento, compreensão do conteúdo, tornando o ensino significativo, pois prioriza o processo de ensino aprendizagem por meio da teoria e prática.

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed. 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
ARAÚJO, Paulo. Entrevista concedida por aluno do ensino médio no dia 23 de agosto de 2018. Tefé – AM.
CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar.: Caderno Cedes, Campinas, n.25, p.209-225, 2005.
CASTELLAR, Sônia e VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia/ São Paulo: Cengage Learning, 2010 – (Coleção idéias em ação/ coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho).
CASTELLAR, Sonia Vanzella. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed 1ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2014.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. População de Tefé. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/tefe. Acessado em 01/11/2018.
MARTINELLI, Marcelo. Atlas geográficos para escolares: Uma revisão metodológica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed. 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
MEC, Ministério da Educação. Ensino Médio Inovador. Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009> disponível em: portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13439:ensino-medio-inovador
MEC, Ministério da Educação. Programa Ensino Médio Inovador Documento Orientador Elaboração de Propostas de Redesenho Curricular, 2016/2017.
MELO, Josandra Araújo Barreto e OLIVEIRA, Marlene Macário de. Educação geográfica e geotecnologias: Da reprodução à reconstrução do conhecimento na sala de aula. Revista Tamoios. Junho/dezembro – ano IV, n°2, 2008. ISSN 1980-4490.
PASSINI, E. Y. Práticas de ensino de Geografia e estágio supervisionado. In: PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs.) São Paulo: Contexto, 2007.
SANTOS, Cátia dos. Alceu Pedrotti. Alda Lisboa de Matos. Ana Paula Silva de Santana. A Cartografia e o Ensino Da Geografia. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre, 2011 pp. 1-15.
SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet. MOURA, Jeane Delagado Paschol. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. V. 1. 2012.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, p. 92-108, 1999.
SOUZA, J. G. de; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos: A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
ULPIANO, Meneses T. Bezerra. Memória e Cultura material. Porto Alegre: EPU,
1987.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Edição

Seção

Artigos Científicos