CURRÍCULO E DIVERSIDADE: DESAFIOS E PROPOSTAS DA INCLUSÃO

Autores

  • KATIÚSCYA ALBUQUERQUE DE MOURA MARQUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumo

Resumo: O tema motivador centra-se no Currículo e Diversidade. O objetivo geral é analisar as questões do currículo, da diversidade e da inclusão com foco na deficiência visual. Desta forma, apresentamos algumas abordagens acerca dessas temáticas com o intuito de refletir sobre os desafios e as possibilidades do trabalho pedagógico com pessoas com deficiência visual. Com a intenção de ampliar os conhecimentos a respeito do tema em destaque, utilizamos a pesquisa bibliográfica (artigos, livros e pesquisas on-line). O suporte teórico está respaldado em autores como Mittler (2003), Carvalho (2004), Lira e Schlindwein (2008), Brasileiro, Velanga e Colares (2010), Régis, Custódio e Nogueira (2011); Lopes e Macedo (2011); Silva (2012), Lockamann e Hennnig (2013), Zen e Hickmann (2013), Sá, Campos e Silva (2017), dentre outros. A pesquisa demostrou que na construção do currículo os conteúdos conceituais ficam mais evidentes, porém os saberes que envolvem a empatia e a tolerância em relação aos outros indivíduos são necessários para a constituição de uma sociedade voltada para a construção da cidadania.

Biografia do Autor

KATIÚSCYA ALBUQUERQUE DE MOURA MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Katiúscya Albuquerque de Moura Marques

Licenciada em Geografia (UESPI)

Especialista em Geografia e Ensino (UESPI)

Mestre em Geografia (UFPI) pelo PPGGEO

Licenciada em Pedagogia (UNINTER)

Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva (IFPI)

Membro do grupo de pesquisa Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/UFPI

Professora efetiva SEDUC – PI

Currículo: http://lattes.cnpq.br/6470161332621336

Contato: 9 9974-2858 (whatsApp)

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Publicado

2019-11-27

Edição

Seção

Artigos Científicos