O USO E A POTÊNCIA DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR

Autores

  • Willian Falcão Lopes Universidade Federal da Bahia / Professor Temporário
  • Gilberto Gomes de Souza UFBA (estudante)
  • João Manoel Nascimento dos Santos UFBA (estudante)

Resumo

Neste artigo abordaremos sobre as concepções docentes sobre o uso e a relevância da linguagem cartográfica no ensino da geografia em escolas da rede pública de ensino do município de Salvador -BA. Para tanto, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia da rede pública de Salvador, elucidando quais os principais dilemas vivenciados e percebidos por esses docentes nos processos de ensino-aprendizagem dessa linguagem em sala de aula. Ao longo deste trabalho realizamos um breve histórico de como a cartografia se constituiu enquanto ciência e a sua importância para a sociedade, logo em seguida foi feita uma discussão sobre o ensino da cartografia escolar e a sua relevância para a Geografia. Além das principais dificuldades na formação de professores sobre o trabalho com a linguagem cartográfica. Dessa forma, foi possível observar que o uso da linguagem cartográfica no ensino da geografia encontra, basicamente, três grandes limitações, as quais referem-se a infraestrutura precarizadas dos cenários escolares, o reduzido número de dispositivos cartográficos e as delimitações formativas dos professores de Geografia quanto ao uso competente com essa linguagem em sala de aula com os estudantes. A consequência desse processo é falta de desenvolvimento de competências cognitivas (compreensivas, críticas e criativas) nos estudantes quanto ao ler, interpretar e construir linguagens cartográficas.

Biografia do Autor

Willian Falcão Lopes, Universidade Federal da Bahia / Professor Temporário

Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Gilberto Gomes de Souza, UFBA (estudante)

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia.

João Manoel Nascimento dos Santos, UFBA (estudante)

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Edição

Seção

Artigos Científicos