O USO E A POTÊNCIA DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR
Resumo
Neste artigo abordaremos sobre as concepções docentes sobre o uso e a relevância da linguagem cartográfica no ensino da geografia em escolas da rede pública de ensino do município de Salvador -BA. Para tanto, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia da rede pública de Salvador, elucidando quais os principais dilemas vivenciados e percebidos por esses docentes nos processos de ensino-aprendizagem dessa linguagem em sala de aula. Ao longo deste trabalho realizamos um breve histórico de como a cartografia se constituiu enquanto ciência e a sua importância para a sociedade, logo em seguida foi feita uma discussão sobre o ensino da cartografia escolar e a sua relevância para a Geografia. Além das principais dificuldades na formação de professores sobre o trabalho com a linguagem cartográfica. Dessa forma, foi possível observar que o uso da linguagem cartográfica no ensino da geografia encontra, basicamente, três grandes limitações, as quais referem-se a infraestrutura precarizadas dos cenários escolares, o reduzido número de dispositivos cartográficos e as delimitações formativas dos professores de Geografia quanto ao uso competente com essa linguagem em sala de aula com os estudantes. A consequência desse processo é falta de desenvolvimento de competências cognitivas (compreensivas, críticas e criativas) nos estudantes quanto ao ler, interpretar e construir linguagens cartográficas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.