O ETNOMAPEAMENTO POTIGUARA DAS TERRAS INDÍGENAS DA PARAÍBA: as possíveis abordagens de etnomapas como recurso didático na etnoeducação
Resumo
O presente artigo visa analisar o ensino de geografia em terras indígenas Potiguara e as possibilidades de abordagem da cartografia por meio do etnomapeamento das Terras Indígenas (TIs) Potiguara da Paraíba em escolas estaduais indígenas, que contam com a educação diferenciada ou etnoeducação ou que possuem uma matriz curricular intercultural e bilíngue. Os povos Potiguara estão distribuídos em 32 aldeias situadas nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, localizadas no litoral setentrional da Paraíba. Nesse sentido, a produção de etnomapas realizada em conjunto por técnicos da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e representantes da etnia Potiguara, apresenta-se como um poderoso instrumento para a relação ensino/aprendizagem em comunidades tradicionais, tendo como objetivo compreender, através dos etnomapas, a dinâmica de suas terras; além de promover ações e reflexões sobre a luta por demarcação de terra e a (re)afirmação étnica e cultural.
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