EDUCANDOS DA CASA DO CAMINHO DE LONDRINA E CONCEPÇÕES DO TERMO MEIO AMBIENTE EM 2016

Autores

Resumo

  Esse artigo apresenta um recorte do projeto de Educação Ambiental desenvolvido na instituição filantrópica Casa do Caminho localizada em Londrina- PR. Procura-se investigar as percepções do meio ambiente de educandos que frequentavam até 2016, as atividades ofertadas no contra turno escolar. Os dados foram obtidos através de pesquisa qualitativa, que se caracteriza pela inclusão do investigador na situação investigada, pelo caráter descritivo dos dados alcançados. A teórico-metodológica foi a abordagem crítica da educação ambiental vinculada às concepções de Paulo Freire (método dialógico e participativo, investigação/ação). Foi possível notar que a ideia de meio ambiente como sinônimo de natureza intocada era predominante. Ao final do trabalho após intervenções pedagógicas buscando sensibilizar os educandos para uma “troca de lentes” com o escopo de despertar reflexões a respeito da visão socioambiental, verificou-se que nos desenhos que os educandos passaram a reconhecer que a natureza, o ser humano e a cultura não possuem lados diferentes, mas integrados.    

Biografia do Autor

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL ; Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito - EPD ; Graduada em Direito pela Faculdade do Norte Paranaense - Uninorte; Graduada em Geografia pela FATEC; Técnico Profissional em Meio Ambiente pela Unopar - Uiversidade Norte do Paraná; Professora convidada no curso de Especialização em Direito Ambiental/UEL. Professora convidada no curso de Especialização de Ensino e Geografia/UEL. Áreas de interesse:Direito Ambiental, Direito Constitucional, Educação Ambiental em espaços formais e não-formais. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: A Propriedade Privada e sua Proteção Ambiental (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (UEL) e A Água: Transpondo o conhecimento científico para a Educação Ambiental e a Educação para a Saúde (UEL, UEM, UNILA, UENP e Universidade do Minho - Portugal.)       

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciada em Pedagogia pela Faculdade Católica do Crato (via Fatecc), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Gnova-Italia .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino. Foi orientadora em programas como PDE e PIBID. Atualmente orienta Residência Pedagógica. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia.    

Léia Aparecida Veiga, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA

Possui Licenciatura em Geografia 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Graduação Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Kurios-FAK 2016. Estágio de Pós Doutoramento em Geografia 2017 pela UEL com concentração em Educação Ambiental em espaços não formais. Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA. Professora convidada no curso de Especialização em Ensino de Geografia/UEL. Áreas de interesse: Análise Ambiental; Produção do espaço urbano/Planejamento urbano/Participação popular; Ensino e aprendizagem em Geografia; Ensino Superior e Metodologias Ativas; Recursos didáticos e geografia escolar; Educação Inclusiva; Processo de avaliação escolar; Educação Ambiental, geografia da infância. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Multidisciplinar dos Processos de Ensino e Aprendizagem (GEMPEA/UEL), Geografando o Território (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA/UEL).

   

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

______. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRUM, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996- 3ª edição, 2000.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus, 1995.

ISAIA, E. M. B. I. Reflexões e práticas para se desenvolver educação ambiental na escola. 2. ed. Santa Maria: Ed. UNIFRA/IBAMA, 2001.

___________. Geoprocessamento e educação ambiental no processo de gestão do

conflito socioambiental do Arroio Cadena. (Dissertação de Mestrado) Santa Maria: UFSM, 2004.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MEYER, Mônica. Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

NOAL, F. O.; BARCELOS, V. H. de L. Educação ambiental e cidadania: cenários

brasileiros. Santa Cruz do Sul: Ed. UNISC, 2003.

PASQUALI, I. S. R. Materiais alternativos em auxílio à educação ambiental para

aplicação de práticas no ensino médio de biologia. (Monografia de Especialização) Santa Maria: UFSM, 2004.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. [orgs.] Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa. São Paulo: v. 31, n. 2, maio/ago. 2005

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos