EDUCANDOS DA CASA DO CAMINHO DE LONDRINA E CONCEPÇÕES DO TERMO MEIO AMBIENTE EM 2016
Resumo
Esse artigo apresenta um recorte do projeto de Educação Ambiental desenvolvido na instituição filantrópica Casa do Caminho localizada em Londrina- PR. Procura-se investigar as percepções do meio ambiente de educandos que frequentavam até 2016, as atividades ofertadas no contra turno escolar. Os dados foram obtidos através de pesquisa qualitativa, que se caracteriza pela inclusão do investigador na situação investigada, pelo caráter descritivo dos dados alcançados. A teórico-metodológica foi a abordagem crítica da educação ambiental vinculada às concepções de Paulo Freire (método dialógico e participativo, investigação/ação). Foi possível notar que a ideia de meio ambiente como sinônimo de natureza intocada era predominante. Ao final do trabalho após intervenções pedagógicas buscando sensibilizar os educandos para uma “troca de lentes” com o escopo de despertar reflexões a respeito da visão socioambiental, verificou-se que nos desenhos que os educandos passaram a reconhecer que a natureza, o ser humano e a cultura não possuem lados diferentes, mas integrados.Referências
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