O USO DA CATEGORIA ANALÍTICA REGIÃO COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DE SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

Resumo

Na ordem do quotidiano e mesmo em ambientes escolares e acadêmicos é comum uma leitura superficial da categoria região na qual o uso do termo adquire uma dimensão completamente abstrata, sem marcos conceituais ou dimensão prática. Com o auxílio da linguagem cartográfica acompanhadas de notas de descrição é recorrente em livros didáticos seu uso como elemento ilustrativo para informar os sujeitos das convenções regionais cristalizadas até aqui sem mobilizar reflexões sobre os princípios que engendram tal configuração. Esvaziada de sentido na prática escolar, a região como conceito e a regionalização enquanto procedimento análitico tende a confundir-se e reproduzir noções desse senso comum que ganha forma. O presente estudo pretende investigar em que medida se apropriar da regionalização como procedimento teórico metodológico de estudo voltado ao ensino por investigação, pode favorecer a construção de questões espaciais  e reflexões que suscitam situações de aprendizagem sobre determinada situação geográfica. As reflexões feitas nascem e se subsidiam  partir de um processo de reflexão da ação, tal como proposto por Schon (2000) da prática docente do professor investigador junto a estudantes da educação básica. A investigação se baseará nas teorias da aprendizagem de Bloom (1956),referenciais teóricos do ensino de geografia (ROQUE ASCENÇÃO, VALADÃO, 2014) e CACHINHO (2000) bem como da Base Nacional Comum Curricular. Percebeu-se que na intersecção entre as categorias analíticas recursos para construção de situações de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Diego Martins da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Educação Básica em Geografia pelo Estado em Minas Gerais. Mestrando no Programa de pós graduação em Geografia da  Universidade Federal de Minas Gerais.

Raquel Augusta Melilo Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Educação Básica em Geografia pelo Estado em Minas Gerais. Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e doutoranda no Programa de pós graduação em Geografia da  Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 26 maio, 2019.

CACHINHO, Herculano. Geografia escolar: orientação teórica e praxis didáctica. Inforgeo, 15, Lisboa, Edições Colibri, 2000, p. 69-90

CARLSON, L.; HUMPHREY, G.; REINHARDT, K. Weaving science inquiry and continuous assessment. Thousand Oaks, CA: Corwin. 2003.

HIERNAUX, Daniel y LINDÓN VILLORIA, Alicia. (Directores). (2006). Tratado de Geografía Humana. México, Anthropos. 652 págs.

LENCIONI, S. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 1999a.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.14, p.5-23, jul./dez. 2017b.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. Por uma geomorfologia socialmente significativa na geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial p.179-95, 2017a.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. Professor de Geografia: entre o estudo do conteúdo e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v.18, n.496(3), p.1-14, dic. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/txWDfR>. Acesso em: 20 abr. 2018.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado (4ª ed.). São Paulo: Hucitec, 1996.

SCHON, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed,2000.

SILVEIRA, MARIA LAURA. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Revista TERRITÓRIO, ano IV, nt1 6, jan./jun. 1999.

SOUZA, Marcelo Lopes de . Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1 ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013 320 p.

STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre São Paulo Ano 18 , vol. I, n. 18 p. 95 - 114 JAN.-JUN./ 2.002

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos