A UTILIZAÇÃO DO AVEA-MOODLE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • João Batista Alves de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS
  • Karoline Batista Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD https://orcid.org/0000-0002-6884-6622

Resumo

As práticas apresentadas procuram contextualizar o uso do AVEA- Moodle como uma estratégia de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de geografia, nesse caso um relato de experiência referente a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMS – Campus Ponta Porã – MS. O objetivo geral é apresentar a utilização do AVEA- Moodle como ferramenta pedagógica nas aulas de geografia; Tendo como objetivos específicos  demonstrar a interação nas salas virtuais da plataforma; apontar o desenvolvimento contínuo do processo de ensino-aprendizagem, do senso crítico do estudante através das ferramentas disponíveis no AVEA - Moodle. A proposta aborda o uso do Moodle como uma ferramenta que possibilita a intervenção didática no processo de aprendizagem dos estudantes. Para a realização desse trabalho pautou-se na reflexão do fazer pedagógico e suas implicações teórico-filosófica e práticas.

 

Biografia do Autor

João Batista Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

Doutorando em Geografia pelo PPGG-UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Exerce o cargo de professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul IFMS - Campus Ponta Porã. É pesquisador nos Grupos de Pesquisas CNPq, GTA Grupo de Pesquisa e Estudos Território e Ambiente, A luta pela terra: perspectivas contra-hegemônicas e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano e CASTA Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Agronegócios. Tem experiência na área de Educação com ênfase em EaD (Educação a Distância), EJA - PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação no Campo. 

Karoline Batista Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2019) onde desenvolveu a pesquisa intitulada: PANTANAL TRANSFRONTEIRIÇO (BOLÍVIA-BRASIL- PARAGUAI) E AS ÁREAS PROTEGIDAS: DA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS AS INICIATIVAS DE CONSERVAÇÃO. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD (2012), onde desenvolveu a pesquisa: MIGRAÇÃO BRASILEIRA PARA O PARAGUAI: TERRITÓRIOS E IDENTIDADES NA COLÔNIA NUEVA ESPERANZA (YBY YAÚ ? CONCEPCIÓN). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdades Anhanguera de Dourados/ MS (2009). Desenvolve trabalhos acerca das discussões sobre Território, Identidade, Fronteira e Natureza com destaque para a Fronteira Brasil-Paraguai e Brasil-Bolívia. Integrante do grupo de pesquisa Território e Ambiente- GTA da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD.

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Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos