A UTILIZAÇÃO DO AVEA-MOODLE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Resumo
As práticas apresentadas procuram contextualizar o uso do AVEA- Moodle como uma estratégia de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de geografia, nesse caso um relato de experiência referente a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMS – Campus Ponta Porã – MS. O objetivo geral é apresentar a utilização do AVEA- Moodle como ferramenta pedagógica nas aulas de geografia; Tendo como objetivos específicos demonstrar a interação nas salas virtuais da plataforma; apontar o desenvolvimento contínuo do processo de ensino-aprendizagem, do senso crítico do estudante através das ferramentas disponíveis no AVEA - Moodle. A proposta aborda o uso do Moodle como uma ferramenta que possibilita a intervenção didática no processo de aprendizagem dos estudantes. Para a realização desse trabalho pautou-se na reflexão do fazer pedagógico e suas implicações teórico-filosófica e práticas.
Referências
CASTELLS, Manuel. Comunicação móvel e sociedade: uma perspectiva global. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
IBGE. Agência IBGE Notícias. PNAD Contínua TIC 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais Acesso em: Acesso em 12 de julho de 2019
Iede Pauta nº 2: Pisa e o uso de internet nas escolas brasileiras. Disponível em: https://www.portaliede.com.br/iede-pauta-no-2-pisa-e-o-uso-de-internet-nas-escolas-brasileiras/ Acesso em Acesso em 20 de agosto de 2019
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Lei nº 3.781, de 11.11.2009, DOE MS de 12.11.2009).
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. Conforme a Nova Ortografia. São Paulo:
Saraiva, 2008.p. 688.
MOLINARI, C. A intervenção do professor na alfabetização inicial. In: MIRTA, C.; MOLINARI, C.; SIRO, A. Enseñar y aprender a leer: jardín de infantes y primer ciclo de la educación básica. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000.p.96
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei.
Para ensinar e aprender Geografia. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.p. 383.
RIBEIRO, J. M. Intervenção didática abordando a perspectiva CTSA com estudantes de iniciação científica de uma escola de Ensino Médio Inovador do agreste paraibano. 2016. 130f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. Disponível em 05 de novembro de 2019.
RODRIGUES, F.; SEGUNDO, G.; RIBEIRO, L. O Uso do Celular na Sala de Aula e a Legislação Vigente no Brasil. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação Proceedings of the III Congress on Technology in Education (Ctrl+E 2018) Fortaleza, Brasil, 05 a 08 de junho, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/ Acesso em 20 de julho de 2019
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias.
In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ: Vozes, 1994.
SILVA, Marco. (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.
SILVA, Júnior Waldir Ferreira da. O uso de dispositivos móveis em sala de aula em uma perspectiva sociocomunitária. – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2017. 99 f. Dissertação (Metrado em Educação). UNISAL – SP
SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. 3º ed. rev e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
Tecnologia e Games: Disponível em: Tecnologia - iG @ https://tecnologia.ig.com.br/2018-04-27/acesso-a-internet.html Acesso em Acesso em 20 de setembro de 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.