MAPA MENTAL COMO MÉTODO DE ANÁLISE DO ESPAÇO – PERCEPÇÃO ATRAVÉS DE ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luciana Mayla de Aquino França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O início do ensino fundamental é uma fase importante na vida educacional dos jovens, é nesta fase que devem ser formadas as percepções e inter-relações entre homem x espaço. Com isso, o objetivo desde trabalho é analisar a perspectiva dos alunos do 6 ano do fundamental II sobre o local que eles vivem através da observação do mapa mental que eles desenvolveram em sala de aula. Para isso, foi pedido inicialmente que eles pensassem no caminho que fazem diariamente entre a escola e sua casa e passasse suas observações para um papel de forma a realizar um mapa mental do trajeto. Os resultados mostraram que a percepção dos alunos é maior com o ambiente próximo a própria casa do que próximo a escola. Também mostraram que eles observam mais as relações pessoais do que o espaço ao redor.

Biografia do Autor

Luciana Mayla de Aquino França, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPE) e atualmente é aluna do curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da mesma instituição.

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Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos