MAPA MENTAL COMO MÉTODO DE ANÁLISE DO ESPAÇO – PERCEPÇÃO ATRAVÉS DE ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O início do ensino fundamental é uma fase importante na vida educacional dos jovens, é nesta fase que devem ser formadas as percepções e inter-relações entre homem x espaço. Com isso, o objetivo desde trabalho é analisar a perspectiva dos alunos do 6 ano do fundamental II sobre o local que eles vivem através da observação do mapa mental que eles desenvolveram em sala de aula. Para isso, foi pedido inicialmente que eles pensassem no caminho que fazem diariamente entre a escola e sua casa e passasse suas observações para um papel de forma a realizar um mapa mental do trajeto. Os resultados mostraram que a percepção dos alunos é maior com o ambiente próximo a própria casa do que próximo a escola. Também mostraram que eles observam mais as relações pessoais do que o espaço ao redor.
Referências
ARCHELA, R.; GRATÃO, L.; TROSTDORF, M. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. GEOGRAFIA (Londrina), v. 13, p. 127–141, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: dez. 2019.
BOVO, V.; HERMANN, W. Mapas Mentais – enriquecendo inteligências: captação, seleção, organização, síntese, criação e gerenciamento de informação. Campinas, 2005. Disponível em: < https://www.idph.com.br/potencial/downloads/11_mm_complementos.pdf >. Acesso em: dez. 2019.
CASTELLAR, Sônia (Org.). Psicologia genética e a aprendizagem no ensino de Geografia. In: CASTELLAR, Sônia. Educação geográfica teorias e práticas docentes. 10 Edição. São Paulo: Contexto, 2006, p. 38-50.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998, 192p.
GOMES, Paulo Cézar da Costa. O horizonte humanista. In:______. Geografia e modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 304-337.
GOULD, P.; WHITE, R. The images of places. In: GOULD, Peter e WHITE, Rodney. Mental maps. 20 Edição. Londres: Taylor & Francis, 2002, p. 1-30.
LOPES, A. R. C. O lugar e os mapas mentais na geografia escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 391-410, jul./dez., 2018.
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/109202>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.