Aplicação de oficina de sexualidade e geografia com alunos de ensino fundamental e médio na E.E.B. Getúlio Vargas em Florianópolis, SC

Autores

  • João Lucca Miotto Mujica Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências Florianópolis, Santa Catarina, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1447-8809
  • Monique Inocencio Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6325-4812

Resumo

Este trabalho teve seu início a partir de oficinas realizadas com curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, que proporcionou à idealização de uma oficina cuja temática aborda a sexualidade e geografia. A oficina foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid do curso de geografia da UFSC a ser trabalhada com os alunos da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas em Florianópolis. Chamada “Preservação do ambiente: a natureza e o corpo”, a oficina aborda conceitos como espaço, sustentabilidade, preservação, bullying, abuso sexual e autoestima. Seu principal objetivo abarca possibilitar aos alunos participantes da oficina resultados como o domínio teórico sobre o conteúdo, e na prática a preservação e autocuidado de seus próprios corpos. Uma avaliação respondida pelos alunos a acerca da aplicabilidade, temática e conteúdo gerou resultados que contribuem para a análise da relevância desse trabalho.

Biografia do Autor

João Lucca Miotto Mujica, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduando de Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Monique Inocencio, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduanda de Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AMENDOLA, Marcia Ferreira. Analisando e (des) construindo conceitos: pensando as falsas denúncias de abuso sexual. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 199-218, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844628016.pdf. Acesso em: 2 out. 2019.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - 2015. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pense/pense-2015. Acesso em: 8 out. 2019.

MEDEIROS, Emerson Diógenes de et al. Escala de Comportamentos de Bullying (ECB): Elaboração e evidências psicométricas. Psico-USF, Itatiba (SP), v. 20, n. 3, p. 385-397, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4010/401043290003.pdf. Acesso em: 8 out. 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SBICIGO, Juliana Burges et al. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico-USF, Itatiba (SP), v. 15, n. 3, p. 395-403, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-82712010000300012&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 11 out. 2019.

SCIFONI, Simone; RIBEIRO, Wagner Costa. Preservar: por que e para quem? Patrimônio e Memória, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 98-109, 2007. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/65/447. Acesso em: 25 maio 2020.

SERAFIM, Antonio de Pádua et al. Demographic, psychological and behavioral characteristics of child and adolescent victims of sexual abuse. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 38, n. 4, p. 143-147, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832011000400006&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 11 out. 2019.

SINTOMAS de baixa autoestima. Psicologia-online. 20 maio 2019. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/sintomas-de-baixa-autoestima-21.html. Acesso em: 27 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos