Aplicação de oficina de sexualidade e geografia com alunos de ensino fundamental e médio na E.E.B. Getúlio Vargas em Florianópolis, SC
Resumen
Este trabalho teve seu início a partir de oficinas realizadas com curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, que proporcionou à idealização de uma oficina cuja temática aborda a sexualidade e geografia. A oficina foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid do curso de geografia da UFSC a ser trabalhada com os alunos da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas em Florianópolis. Chamada “Preservação do ambiente: a natureza e o corpo”, a oficina aborda conceitos como espaço, sustentabilidade, preservação, bullying, abuso sexual e autoestima. Seu principal objetivo abarca possibilitar aos alunos participantes da oficina resultados como o domínio teórico sobre o conteúdo, e na prática a preservação e autocuidado de seus próprios corpos. Uma avaliação respondida pelos alunos a acerca da aplicabilidade, temática e conteúdo gerou resultados que contribuem para a análise da relevância desse trabalho.Citas
AMENDOLA, Marcia Ferreira. Analisando e (des) construindo conceitos: pensando as falsas denúncias de abuso sexual. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 199-218, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844628016.pdf. Acesso em: 2 out. 2019.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - 2015. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pense/pense-2015. Acesso em: 8 out. 2019.
MEDEIROS, Emerson Diógenes de et al. Escala de Comportamentos de Bullying (ECB): Elaboração e evidências psicométricas. Psico-USF, Itatiba (SP), v. 20, n. 3, p. 385-397, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4010/401043290003.pdf. Acesso em: 8 out. 2019.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
SBICIGO, Juliana Burges et al. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico-USF, Itatiba (SP), v. 15, n. 3, p. 395-403, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-82712010000300012&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 11 out. 2019.
SCIFONI, Simone; RIBEIRO, Wagner Costa. Preservar: por que e para quem? Patrimônio e Memória, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 98-109, 2007. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/65/447. Acesso em: 25 maio 2020.
SERAFIM, Antonio de Pádua et al. Demographic, psychological and behavioral characteristics of child and adolescent victims of sexual abuse. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 38, n. 4, p. 143-147, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832011000400006&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 11 out. 2019.
SINTOMAS de baixa autoestima. Psicologia-online. 20 maio 2019. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/sintomas-de-baixa-autoestima-21.html. Acesso em: 27 maio 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.