A geografia agrária no ensino fundamental:
uma análise da questão agrária na BNCC
Resumo
Trabalhar os conteúdos de geografia agrária na educação básica é imprescindível para que os/as estudantes percebam a importância da questão alimentar e a origem dela para reprodução dos sujeitos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as finalidades em que as habilidades referentes ao conteúdo abordam a dinâmica da questão agrária brasileira. Para alcançar o objetivo proposto, trilhou-se pelos seguintes caminhos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise da BNCC; verificação dos dados do Censo Agropecuário (2017) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e por fim, a análise da Matriz Curricular do Estado da Bahia. Como resultado, percebeu-se que, apesar de elencar habilidades relativas ao estudo, essa temática é abordada de modo a não questionar o agrário, especialmente, a concentração de terras, aumento da produção/produtividade e os conflitos no campo. Desse modo, os/as docentes passam a ter uma função primordial no processo de ensinar de forma crítica estes assuntos.
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