A geografia agrária no ensino fundamental:

uma análise da questão agrária na BNCC

Autores

Resumo

Trabalhar os conteúdos de geografia agrária na educação básica é imprescindível para que os/as estudantes percebam a importância da questão alimentar e a origem dela para reprodução dos sujeitos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as finalidades em que as habilidades referentes ao conteúdo abordam a dinâmica da questão agrária brasileira. Para alcançar o objetivo proposto, trilhou-se pelos seguintes caminhos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise da BNCC; verificação dos dados do Censo Agropecuário (2017) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e por fim, a análise da Matriz Curricular do Estado da Bahia. Como resultado, percebeu-se que, apesar de elencar habilidades relativas ao estudo, essa temática é abordada de modo a não questionar o agrário, especialmente, a concentração de terras, aumento da produção/produtividade e os conflitos no campo. Desse modo, os/as docentes passam a ter uma função primordial no processo de ensinar de forma crítica estes assuntos.

Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - campus Petrolina

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - GPECT (UFS) e Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza no Vale do São Francisco – UPE/Petrolina. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Formação de Professores e Praticas Interdisicplinares. Coordenadora do Centro de Estudos Agrarios (CEA).

Rafaela Sousa da Silva , Universidade de Pernambuco, campus Petrolina

Licenciada em Geografia pela Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

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Publicado

2022-12-01