O jogo “Um dia de Geólogo” para o ensino de Geografia

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação Básica. Geologia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma prática educativa de gamificação com a aplicação do jogo “Um dia de geólogo” no ensino de Geografia voltada para os estudantes do 6° ano, na escola Arthur Junqueira de Almeida, Ituiutaba, Minas Gerais. A metodologia foi realizada em três (3) etapas: a) a 1ª etapa foi o apanhado do referencial teórico sobre o tema: “tipos rochas” e a escolha do material didático a ser elaborado; b) na 2ª etapa foi realizada a demonstração didática da atividade; c) a 3ª etapa foi a aplicação do jogo de análise de rochas em sala de aula. A proposta justifica-se na possibilidade de que o uso de jogos estimula o pensamento espacial e o desenvolvimento do raciocínio geográfico das crianças. Concluiu-se que o uso dos jogos permite a construção significativa do conhecimento geográfico e na Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela e Licenciada em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora e Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Universidade Federal de Uberlândia.

Augusto Kennedy Monteiro Torres, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando do curso de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia IG/UFU.

Caroline Cantú, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do curso de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia IG/UFU.

Anderson Henrique Francisco dos Santos Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando do curso de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia IG/UFU.

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Publicado

2023-05-30