O jogo “Um dia de Geólogo” para o ensino de Geografia
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Educação Básica. Geologia.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar uma prática educativa de gamificação com a aplicação do jogo “Um dia de geólogo” no ensino de Geografia voltada para os estudantes do 6° ano, na escola Arthur Junqueira de Almeida, Ituiutaba, Minas Gerais. A metodologia foi realizada em três (3) etapas: a) a 1ª etapa foi o apanhado do referencial teórico sobre o tema: “tipos rochas” e a escolha do material didático a ser elaborado; b) na 2ª etapa foi realizada a demonstração didática da atividade; c) a 3ª etapa foi a aplicação do jogo de análise de rochas em sala de aula. A proposta justifica-se na possibilidade de que o uso de jogos estimula o pensamento espacial e o desenvolvimento do raciocínio geográfico das crianças. Concluiu-se que o uso dos jogos permite a construção significativa do conhecimento geográfico e na Educação Ambiental.
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