Uso de Quebra-cabeça do Brasil no ensino de geografia

Autores

  • Elisangela Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Jogos, Educação Básica, Geografia

Resumo

As práticas educativas nas escolas, principalmente as públicas, têm-se voltado basicamente na metodologia tradicional de ensino. O presente trabalho teve como objetivo relatar uma  prática educativa de gamificação com a aplicação do jogo “Quebra-cabeças do Brasil” no ensino de Geografia voltada para os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. A metodologia foi realizada em três (3) etapas: a) a 1ª etapa foi o apanhado do referencial teórico e a escolha do material didático a ser elaborado; b) na 2ª etapa foi realizada a elaboração do material didático-pedagógico; c) a 3ª etapa:  foi a aplicação do jogo “Quebra-cabeças do Brasil” em sala de aula. Constaram-se que as práticas educativas de gamificação com a aplicação do jogo “Quebra-cabeças do Brasil” no ensino de Geografia ampliam as possibilidades da aprendizagem do conteúdo estudado corroborando com uma maior participação e interesse por parte dos estudantes da Educação Básica.

Referências

ALMEIDA, Rosângela D. de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de geografia. Terra Livre, [S. l.], n. 8, p. 83-90, maio 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/92. Acesso em: 29 out. 2023.

ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018.

BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Programa de Pós-Graduação de Ensino e História das Ciências da Terra, Instituto de Geociências da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO. Arte, arquitetura e política em obras de Portinari. S./d. Disponível em: https: //fcs.mg.gov.br/arte-arquitetura-e-politica-em-obras-de-Portinari. Acesso em: 29 out. 2023.

GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia A. G.; MARCHI, Miriam I.; MARTINS, Silvana N.; SCHUCK, Rogério J. Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem: uma abordagem de iniciação à pesquisa. Revista Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v.14, n. 1, p. 225-246, jan.-jun.2016.

GIOMETTI, Ana Lúcia B. R.; PITTON, Sandra E. C.; ORTIGOZA, Sílvia A. G. Leitura do Espaço Geográfico Através das Categorias: lugar, paisagem e território. Conteúdos e didática de geografia–UNESP, s./., p. 33-40, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175/1/u1_d22_v9_t02.pdf.

LUBACHEWSKI, Gesseca C.; CERUTTI, Elisabete. Metodologias ativas no ensino da matemática nos anos iniciais: aprendizagem por meio de jogos. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 6, n. 00, p. e020018, 2020. DOI: 10.20888/ridpher. v6i00.9923. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9923. Acesso em: 22 out. 2023.

MELO, Nildo Aparecido de. Os recursos tecnológicos e lúdicos em Geografia na Educação Especial: uma experiência na APAE/Brusque-SC. Revista Educação Especial em Debate, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 40–52, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18773. Acesso em: 22 out. 2023.

MORAES, Jerusa Vilhena. O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira R.; VALADÃO, Roberto C.; DEL CLÁUDIO, Rogata S.; SOUZA, Carla Juscélia de O. (orgs.) Conhecimentos de Geografia: Percursos de formação docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. p. 80-99.

PARRA, Mariana Alcantara. Jogos Educacionais para as disciplinas de História e Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Multicampi Cornélio Procópio e Londrina, Cornélio Procópio, PR, 2023.

PORVIR INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Plataforma de ensino Eleva – Metodologias ativas e aprendizagem significativa. 2021. Disponível em: https://porvir.org/evento/plataforma-de-ensino-eleva-o-que-seria-capaz-de-tornar-a-escola-mais-atrativa/. Acesso em: 22 out. 2023.

PROJETO PORTINARI. Acervo digital. 2023. Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 29 out. 2023.

SANTOS, Sheila Castro dos; PESSONI, Vagner; VEIGA, Léia Aparecida; LUDKA, Vanessa Maria. O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira. Geographia Opportuno Tempore, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 54–68, 2022. DOI: 10.5433/got. 2022.v8.45787. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/45787. Acesso em: 22 out. 2023.

SAWCZUK, Márcia Inês L.; MOURA, Jeani Delgado P. Jogos pedagógicos para o ensino da Geografia. In: PARANÁ. Secretaria da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2012. Curitiba: SEED/PR, 2014. V. 2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uel_geo_artigo_marcia_ines_lorenzet_sawczuk.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.

SOUZA, Helania Martins. A produção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia no curso de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, PB, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88505. Acesso em: 29 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Prefeitura Universitária UFU. 2023. Disponível em: http://www.sustentavel.ufu.br/node/5. Acesso em: 29 out.2023.

Downloads

Publicado

2023-11-29 — Atualizado em 2024-02-08

Versões