Uso de Quebra-cabeça do Brasil no ensino de geografia
Keywords:
Jogos, Educação Básica, GeografiaAbstract
Educational practices in schools, especially public ones, have basically focused on traditional teaching methodology. The present work aimed to report an educational gamification practice with the application of the game “Brazilian Puzzles” in the teaching of Geography aimed at students in the 7th year of Elementary School of Basic Education. The methodology was carried out in three (3) stages: a) the 1st stage was the collection of the theoretical framework and the choice of teaching material to be prepared; b) in the 2nd stage, the didactic-pedagogical material was prepared; c) the 3rd stage: was the application of the game “Brazilian Puzzles” in the classroom. It is concluded that educational gamification practices with the application of the game “Brazilian Puzzles” in Geography teaching expand the possibilities of learning the content studied, corroborating with greater participation and interest on the part of Basic Education students.
Keywords: Games. Basic education. Geography.
References
ALMEIDA, Rosângela D. de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de geografia. Terra Livre, [S. l.], n. 8, p. 83-90, maio 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/92. Acesso em: 29 out. 2023.
ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018.
BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Programa de Pós-Graduação de Ensino e História das Ciências da Terra, Instituto de Geociências da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO. Arte, arquitetura e política em obras de Portinari. S./d. Disponível em: https: //fcs.mg.gov.br/arte-arquitetura-e-politica-em-obras-de-Portinari. Acesso em: 29 out. 2023.
GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia A. G.; MARCHI, Miriam I.; MARTINS, Silvana N.; SCHUCK, Rogério J. Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem: uma abordagem de iniciação à pesquisa. Revista Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v.14, n. 1, p. 225-246, jan.-jun.2016.
GIOMETTI, Ana Lúcia B. R.; PITTON, Sandra E. C.; ORTIGOZA, Sílvia A. G. Leitura do Espaço Geográfico Através das Categorias: lugar, paisagem e território. Conteúdos e didática de geografia–UNESP, s./., p. 33-40, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175/1/u1_d22_v9_t02.pdf.
LUBACHEWSKI, Gesseca C.; CERUTTI, Elisabete. Metodologias ativas no ensino da matemática nos anos iniciais: aprendizagem por meio de jogos. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 6, n. 00, p. e020018, 2020. DOI: 10.20888/ridpher. v6i00.9923. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9923. Acesso em: 22 out. 2023.
MELO, Nildo Aparecido de. Os recursos tecnológicos e lúdicos em Geografia na Educação Especial: uma experiência na APAE/Brusque-SC. Revista Educação Especial em Debate, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 40–52, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18773. Acesso em: 22 out. 2023.
MORAES, Jerusa Vilhena. O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira R.; VALADÃO, Roberto C.; DEL CLÁUDIO, Rogata S.; SOUZA, Carla Juscélia de O. (orgs.) Conhecimentos de Geografia: Percursos de formação docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. p. 80-99.
PARRA, Mariana Alcantara. Jogos Educacionais para as disciplinas de História e Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Multicampi Cornélio Procópio e Londrina, Cornélio Procópio, PR, 2023.
PORVIR INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Plataforma de ensino Eleva – Metodologias ativas e aprendizagem significativa. 2021. Disponível em: https://porvir.org/evento/plataforma-de-ensino-eleva-o-que-seria-capaz-de-tornar-a-escola-mais-atrativa/. Acesso em: 22 out. 2023.
PROJETO PORTINARI. Acervo digital. 2023. Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 29 out. 2023.
SANTOS, Sheila Castro dos; PESSONI, Vagner; VEIGA, Léia Aparecida; LUDKA, Vanessa Maria. O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira. Geographia Opportuno Tempore, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 54–68, 2022. DOI: 10.5433/got. 2022.v8.45787. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/45787. Acesso em: 22 out. 2023.
SAWCZUK, Márcia Inês L.; MOURA, Jeani Delgado P. Jogos pedagógicos para o ensino da Geografia. In: PARANÁ. Secretaria da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2012. Curitiba: SEED/PR, 2014. V. 2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uel_geo_artigo_marcia_ines_lorenzet_sawczuk.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
SOUZA, Helania Martins. A produção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia no curso de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, PB, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88505. Acesso em: 29 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Prefeitura Universitária UFU. 2023. Disponível em: http://www.sustentavel.ufu.br/node/5. Acesso em: 29 out.2023.
Downloads
Published
Versions
- 2024-02-08 (2)
- 2023-11-29 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.