Histórias em quadrinhos e formação de professores de geografia

experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a plataforma Pixton

Autores

Resumo

A composição de diálogos entre conhecimentos acadêmicos e saberes escolares, assim como teoria praticada e prática teorizada, é uma preocupação recorrente no campo investigativo-formativo que baliza a formação de professores. Diante de tal envergadura, o objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma experiência de formação docente em Geografia mobilizada com Histórias em Quadrinhos (HQs) a partir da plataforma Pixton. O estudo se inscreve no âmbito da pesquisa qualitativa em Educação, mediante as análises emergidas da ação formativa, via oficina com professores em formação no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os resultados evidenciam que os quadrinhos se constituem como literatura e recurso comunicativo de potencialidade discursivo-imagética para o ensino de Geografia. As possibilidades das HQs na formação de professores de Geografia contemplam proposições de planejamento de ensino que podem ser tomadas tanto como processos quanto produtos educativos em Educação Geográfica.

Biografia do Autor

Josias Silvano de Barros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do IFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB).

 

 

 

Carlos Eduardo de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciando em Geografia pela UFCG, campus Esperança, Campina Grande, Paraíba, Brasil

 

Referências

BARROS, J. S. Saberes de Professores de Geografia: histórias de vida, formação e docência. Curitiba: Editora CRV, 2023a.

BARROS, J. S. Os quadrinhos na pesquisa em Geografia: experiências no Ensino Médio Integrado. In: BARROS, J. S.; DUARTE, L. M. S. Histórias em Quadrinhos na Educação: abordagens interdisciplinares. Curitiba: Editora CRV, 2023, p. 125-138

BARROS, J. S.; OLIVEIRA, L. M. S. D. A cartografia escolar no universo dos quadrinhos de super heróis: possibilidades em educação geográfica. In: ARAGÃO, W. A. (org.). Cartografia Escolar: múltiplos olhares, diversas linguagens. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020. p. 141-158.

BARROS, J. S. de. Tornar-Se Negra. João Pessoa: Editora IFPB. 2019. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/240. Acesso em: 20 jan. 2024.

BITTENCOURT, C. M. F. O que é disciplina escolar. In: BITTENCOURT, C. M. F. (org.). Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. p. 33-55.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – Capes. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Portaria Nº 096/ 2013 do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Edição 140, seção 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30798135/do1-2013-07-23-portaria-n-96-de-18-de-julho-de-2013-30798127.

CANDAU, V. M. A revisão da didática. In: CANDAU, V. M. (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012. p. 13-19.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 20 jan. 2024.

LOPES, C. S. O trabalho pedagógico do professor de Geografia e seus saberes. In: PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S.; RIBEIRO, S. L. (orgs.). Formação e Docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 21-40.

LUIZ, L. Introdução. In: LUIZ, L. Os quadrinhos na era digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa. Nova Iguaçu: Marsupial, 2013. p. 7-8.

MASETTO, M. T. Buscando o significado da didática. In: MASETTO, M. T. (org.). Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997. p. 12-16.

PESSOA, R. B. Professores de geografia em início de carreira: olhares sobre a formação acadêmica e o exercício profissional. João Pessoa-PB. Universidade Federal da Paraíba, 2017. p. 369. Tese de Doutorado em Geografia. Linha: Educação Geográfica.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005, p. 104-123.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2011.

RAMA, Â. Os quadrinhos no ensino de Geografia. In: RAMA, Â.; VERGUEIRO, W.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2022, p. 87-104.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/download/293/297. Acesso em: 20 jan. 2024.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no Ensino. In: RAMA, Â.; VERGUEIRO, W.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2022. p. 7-29.

Downloads

Publicado

2024-05-29