Histórias em quadrinhos e formação de professores de geografia

experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a plataforma Pixton

Authors

Abstract

A composição de diálogos entre conhecimentos acadêmicos e saberes escolares, assim como teoria praticada e prática teorizada, é uma preocupação recorrente no campo investigativo-formativo que baliza a formação de professores. Diante de tal envergadura, o objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma experiência de formação docente em Geografia mobilizada com Histórias em Quadrinhos (HQs) a partir da plataforma Pixton. O estudo se inscreve no âmbito da pesquisa qualitativa em Educação, mediante as análises emergidas da ação formativa, via oficina com professores em formação no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os resultados evidenciam que os quadrinhos se constituem como literatura e recurso comunicativo de potencialidade discursivo-imagética para o ensino de Geografia. As possibilidades das HQs na formação de professores de Geografia contemplam proposições de planejamento de ensino que podem ser tomadas tanto como processos quanto produtos educativos em Educação Geográfica.

Author Biographies

Josias Silvano de Barros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

 

 

Carlos Eduardo de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciando em Geografia pela UFCG, campus Esperança, Campina Grande, Paraíba, Brasil

 

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Published

2024-05-29