A natureza e a cidade

estratégias para o ensino de geografia em Sapucaia do Sul/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.99476

Palavras-chave:

Patrimônio Natural, Serviços ecossistêmicos, Ensino de Geografia, Sapucaia do Sul

Resumo

Sapucaia do Sul é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, e assim como outras localidades do Brasil e do mundo, a relação entre a sociedade e a natureza neste espaço tem sido conturbada. Marcada por uma urbanização rápida e desorganizada, característica dos municípios periféricos das grandes metrópoles brasileiras, os elementos naturais se encontram ameaçados pela invisibilização e falta de políticas públicas eficazes em sua conservação. Ao mesmo tempo, uma parcela significativa da população reside em áreas suscetíveis a desastres naturais e em condições de habitação precárias, resultado de um processo de produção do espaço urbano que não levou em consideração nem a natureza nem a qualidade de vida dos habitantes do município. Neste contexto, procura-se compreender como a natureza e a sociedade tem interagido no processo de formação territorial do município, e de que forma a urbanização tem ameaçado os patrimônios naturais e os serviços ecossistêmicos prestados por eles. Dessa forma, a presente pesquisa investigou as relações estabelecidas entre o patrimônio natural, os serviços ecossistêmicos e a urbanização no município de Sapucaia do Sul, e desenvolveu um material didático para ser utilizado como ferramenta do Ensino de Geografia no município.

Biografia do Autor

João Carlos Hoffmann Junior, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Geografia e Graduado em Licenciatura em Geografia, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

 

 

Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Geografia (Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Geoconservação pela Universidade do Minho-Portugal e pela Universidad Nacional Autónoma do México. Mestre em Geografia (Utilização e Conservação de Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador Científico do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoecologia, Geoconservação e Educação ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA) e coordenador do Observatório de Paisagens Antropocênicas (OBSERPA) do Departamento de Geociências da UFSM.

 

 

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Publicado

2024-11-28