A MEMÓRIA NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO: APROXIMAÇÕES COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR
Abstract
O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir materiais produzidos pelos alunos do ensino fundamental da cidade de Jaguariaíva, Paraná, Brasil, sobre seu espaço de vivência a partir do referências teóricos da memória. Para análise dos dados empregamos a pesquisa qualitativa sobre a perspectiva do Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg. Partimos do pressuposto de Dorren Massey que a representação do espaço é interacional, múltipla e aberta, os estudos da imagem do espaço e da memória, por meio das atividades realizadas com as crianças, apontaram para um lugar que se atualiza, se reconstrói e se reformula constantemente, suportando inúmeras representações a partir das interações sociais. Desta forma, o espaço é fruto também da imaginação, necessária para a continuidade do múltiplo, do não sincrônico e do político nas práticas espaciais. No âmbito da Cartografia Escolar, a relação memória, espaço e representação podem contribuir para compreensão do aluno como parte do espaço e o espaço parte do aluno, quebrando a dualidade entre indivíduo e sociedade, indivíduo e espaço.
Palavras-Chave: Espaço. Memória. Cartografia Escolar.
Literaturhinweise
_________. Memória e vida: textos escolhidos por Gilles Deleuze. Tradução de Carla Berliner. São Paulo: Martins Fontes. 2006
_________. A evolução criadora. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes. 2005
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª edição. São Paulo: Companhia de Letra. 1994
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice. 1990
HARLEY, J. B. La nueve naturaleza de lós mapas. Ensayos sobre la história de la Cartografia. Traduccíon: Letícia Garcia Cortés e Juan Carlos Rodríguez. México: FCE.2005
____________. Um Câmbio de Perspectiva. Mapas y Cartógrafos. El Correo de la Unesco. Ano XLIV, p. 10-14, Junior. 1991
LE GOFF, J. Memória e História. Campinas: Editora Unicamp. 1990
MASSEY, D. Pelo Espaço: uma nova política de espacialidade; Tradução Hilda Pareto Maciel, Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2008
MIDDLETON, D; BROWN, S.Memory and Space in the Work of Maurice Halbwachs. Intro. Cultural Memories: The Geographical Point of View. Meusburg. 2005
NORA, Pierre. Entre a Memória e a História: a problemática dos lugares. Projeto História – PUC-SP. São Paulo: no1 0, p. 7-28. 1993
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp. 2003
SANTOS, M. S. Sobre a autonomia das novas identidades coletivas: alguns problemas teóricos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, nº 38. 2006
SMOLKA, A. L. B. (2000) A memória em questão: uma perspectiva histórico cultural. Educação e Sociedade, n. 71. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, Unicamp. 2000
YATES, F A. (1966) The art of memory. Chicago: The University of Chicago Press. 1966
ZARYCKY. T. On the pragmatic approach to map analysis. Remarks on the basis of MacEachren's approach to map semiotics. The Selected Problems of Theoretical Cartography 2000. Proceedings of a seminar of the Commission on Theoretical Cartography. Dresden, Germany, October 14-15, 2000.
_________________. (2001) Cartographic Communication in the Perspective of the Linguistic Pragmatics. Paper prepared for the 20 the International Cartographic Conference, Beijing.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.