Alfabetização cartográfica e a defasagem do ensino da cartografia nas séries iniciais: uso dos recursos didáticos do ensino de orientação e leitura de mapas
Abstract
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A DEFASAGEM DO ENSINO DA CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ORIENTAÇÃO E LEITURA DE MAPAS
RESUMO: A cartografia tornou-se um recurso fundamental para o ensino e a pesquisa da Geografia, nesse sentido, o presente texto busca compreender, primeiramente, quais os fundamentos de uma alfabetização cartográfica de qualidade nas séries iniciais, com base teórica nos estudos de Katuta (2002), Almeida et al (2006), Simielli (2007), Francischett (2004) entre outros. Em seguida, caracterizamos alguns dos principais motivos da defasagem do ensino cartográfico das escolas brasileiras. Por conseguinte, abordamos o uso dos recursos didáticos pelo professor de geografia na sala de aula como mecanismo para uma construção do conhecimento eficiente no ensino de orientação e leitura de mapas, visto que, o recurso didático é tudo aquilo que tenha por finalidade fazer a aproximação do aluno com o professor na busca pela eficaz apreensão dos saberes dispostos, isso na forma de materiais que despertem o interesse dos alunos.
Palavras-Chave: Alfabetização cartográfica. Recursos didáticos. Orientação. Leitura de mapas.
CARTOGRAPHIC LITERACY AND THE DEFASION OF CARTOGRAPHY TEACHING IN INITIAL SERIES: USE OF TEACHING RESOURCES IN ORIENTATION EDUCATION AND MAP READING
ABSTRACT: Cartography has become a key resource for education and research of geography in this sense, this text seeks to understand, first, that the foundations of a cartographic literacy quality in the early grades, with theoretical basis of the study Katuta (2002), Almeida et al (2006), Simielli (2007), Francischett (2004) among others. Then we feature some of the main reasons for the lag of cartographic education in Brazilian schools. Therefore we address the use of teaching resources by geography teacher in the classroom as a mechanism for building efficient knowledge in teaching orientation and reading maps since the teaching resource is anything that has the purpose to approximate the student with the teacher in the search for effective seizure of the willing knowledge, this in the form of materials to arouse students' interest.
Keywords: Cartographic literacy. Educational resources. Guidance. Map reading.
ALFABETIZACIÓN cartográfica y la enseñanza de MAPEO GAL EN SERIE DE INICIO: USO DE RECURSOS EDUCATIVOS EN LA EDUCACIÓN DE ORIENTACIÓN Y LECTURA DE MAPA
Resumen: El mapeo se ha convertido en un recurso clave para la educación y la investigación de Geografía, en este sentido, este texto busca comprender, en primer lugar, que los cimientos de una calidad cartográfica de alfabetización en los primeros grados, con base teórica del estudio Katuta (2002), Almeida et al (2006), Simielli (2007), Francischett (2004), entre otros. A continuación, presentamos algunas de las principales razones para el retraso de la educación cartográfica en las escuelas brasileñas. Por lo tanto, se discute el uso de recursos didácticos para el profesor de geografía en el aula como un mecanismo para la creación de conocimiento eficaz en la enseñanza de orientación y lectura de mapas, ya que el recurso didáctico es cualquier cosa que tenga el propósito de aproximar el estudiante con el maestro en la búsqueda de la incautación efectiva de los conocimientos listo, esto en la forma de materiales para despertar el interés del alumno.
Palabras clave: alfabetización cartográfica. recursos de enseñanza. Orientación. La lectura de mapas.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC, 1998.
CÂMARA, C. F.; BARBOSA, M. E. S. Abordagem Cartográfica no Ensino de Geografia: reflexões para o Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Geografia, v. 3, p. 31-53, 2012.
DOLLFUS. O. O Espaço Geográfico. São Paulo: DIFEL, 1982.
FRANCISCHETT, M. N.. A cartografia no ensino aprendizagem da geografia. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2004.
KATUTA, A. M. A linguagem cartográfica no ensino superior e básico. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de.( Orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.
LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
MELLO, M. C. O.; BRANDÃO, I. D. N. Recursos didáticos no ensino de Geografia: tematizações e possibilidades de uso nas práticas pedagógicas. Geografia e Pesquisa (UNESP. Ourinhos), v. 7, p. 81-97, 2013.
OLIVEIRA, A. K. P. de; WANKLER, F. L. A alfabetização cartográfica na escola: uma leitura feita através dos mapas. Revista Acta Geográfica, Ano II, n. 4, p. 55-65, Jul./Dez, 2008.
PASSINI, E. Y. Geografia em sala de aula: prática e reflexões. São Paulo: Contexto, 2007.
PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S.. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Geografia (Londrina), v. 16 n1, p. 143-168, 2007.
ROMUALDO, S. S.; SOUZA, G. M. Discutindo a alfabetização cartográfica infantil: uma contribuição ao ensino de Geografia nas séries iniciais. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2009, Porto Alegre. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia-ENPEG: o ensino de Geografia e suas Composições Curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
RIOS, R. B.; MENDES, J. S.. Alfabetização Cartográfica: Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
SCHÄFFER, N. O. et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.