Geotecnologias e ensino de geografia: contexto educacional na Universidade Federal do Piauí, Brasil
Abstract
O uso das geotecnologias torna-se de fato um instrumento importante na abordagem geográfica, em que fornece uma nova perspectiva de aprendizagem tanto a educadores quanto a educandos. Não obstante, para usá-las e apropriá-las como fonte de ensino-aprendizagem é preciso preparo, conhecimento e habilidade do seu uso. Neste contexto, a problemática do presente estudo gira em torno da relevância educacional, por meio da abordagem do conhecimento geográfico, a partir das geotecnologias na Universidade Federal do Piauí. Portanto, a Universidade, como centro de formação, tende a abarcar todas as formas de conhecimento, e entre essas se encontram as geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia. Salienta-se que a mesma deve estar inserida nas políticas educacionais que compõem os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Geografia, uma vez que a formação de professores deve ser pautada, também, pelo viés das tecnologias educacionais. Em síntese, corrobora-se a necessidade de uma adequada formação dos discentes quanto ao tema geotecnologias, tendo em vista o distanciamento entre teoria e prática na formação docente em Geografia.
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