Geografia da Escola

uma necessidade de se repensar o espaço escolar

Autores

  • Victor Pereira de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

O presente texto se constrói graças a um esforço teórico com o objetivo de se pensar a escola por meio da perspectiva espacial repensando o conceito de Geografia da Escola, problematizando questões de gênero, sexualidades e raça que se produzem e são produzidas no e pelo cotidiano escolar. Assim, a problemática em questão contribui para o campo de estudos em Geografia e sua intrínseca relação com a educação, o ensino e a escola com a perspectiva de um outro horizonte possível para se transformar o cotidiano escolar em uma dimensão espacial menos opressora. Para tanto, a teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre se faz fundamental para entendermos como o corpo humano está relacionado a esse processo produtivo, materializando as diferenças e reconstruindo permanentemente nossas existências e o próprio processo de produção do espaço.

Biografia do Autor

Victor Pereira de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), técnico em Química pela Fundação São José (FJS) e estudando no técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos