Explorando as dimensões da geografia no ensino fundamental
uma abordagem pedagógica para compreender os conceitos bidimensionais e tridimensionais
Palabras clave:
Geografia Escolar, Alfabetização Cartográfica, Modelo tridimensional, E.V.A.Resumen
Práticas pedagógicas são fundamentais para promover a alfabetização cartográfica e a aprendizagem. No ensino de Geografia, a construção de materiais didáticos desempenha um papel crucial, pois, os mapas muitas vezes são apenas vistos nos livros. Ao analisar o espaço geográfico com base na localização da escola, os alunos podem ter experiências reais e contextualizadas. Este estudo explorou a construção de maquetes como estratégia pedagógica, conectando representações bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D). Foi aplicado em uma turma do 6º ano, envolvendo pesquisa bibliográfica, elaboração da base cartográfica e a atividade em sala de aula. A maquete construída permitiu abordar várias temáticas da cartografia na Geografia. Os resultados destacaram o sucesso da prática educativa, facilitando a compreensão de conceitos como curva de nível, latitude, longitude, escala, legenda e orientação. A prática mostrou o potencial em demonstrar como uma base cartográfica plana (2D) pode ser transformada em um modelo tridimensional (3D). Isso realça a importância das maquetes no ensino de Geografia, promovendo a alfabetização cartográfica e uma abordagem dinâmica e contextualizada no ensino.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Ensino de Geografia: caminhos e encantos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2011.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no Ensino-Aprendizado da Geografia. Revista Mato-Grossense de Geografia, Cuiabá - Mato Grosso, v. 1, p. 70-79, 2003.
HASENACK, H.; WEBER, E. (Orgs.) Base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul – escala 1:50.000. Porto Alegre: UFRGS – IB – Centro de Ecologia. 2010. 1 DVD-ROM (Série Geoprocessamento, 3).
JORDÃO, D; PESSANHA, I.R; REIS, C. H. A produção de maquetes no ensino de Geografia: uma experiência do Programa de Residência Pedagógica no Ensino Médio em Campos dos Goytacazes/RJ. Pesquisar - revista de estudos e pesquisas em ensino de geografia, v. 8, p. 53-69, 2021.
OLIVEIRA, A. U; JUNIOR, R.N. Alfabetização cartográfica: anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Dialética, 2021.
OLIVEIRA B. R; MALANSKI, L. M. O uso da maquete no ensino de Geografia. Extensão em Foco. Curitiba, v. 2, p. 181-189, 2008.
PEREIRA, S. C; MONTEIRO, V. A; CARDOSO, H. J. M. OFICINA DE MAQUETE: a busca por um aprofundamento do processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de Educação em Geografia, v. 7, p. 287-297, 2017.
SANTOS, C. dos. A Maquete da Baixada Santista no Ensino de Geografia: Teoria e Prática. Revista Revela. Praia Grande, v. 4, p. 1-15, 2010.
_____________. A maquete do Maciço Gericinó-Mendanha no Rio de Janeiro como Recurso Didático para a Formação Docente em Geografia. Revista Eletrônica Educação Geográfica em Foco, v. 5, p. 1-8, 2021.
SILVA, V; MUNIZ, A. M. V. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Geosaberes. Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, 2012.
SIMIELLI, M. E. R; GIRARDI, G; BROMBERG, P; MORONE, R; RAIMUNDO, S. L. Do Plano Ao Tridimensional - A Maquete Como Recurso Didáticos. Boletim Paulista de Geografia, n.70, p. 5-21, 1992.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 92-108.
SIMIELLI, M. E. R; GIRARDI, G; MORONE, R. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 131-152, 2007.
ZÓZIMO, M. A. D; MORAES, L. B. Construção e uso de maquetes no ensino de conteúdos de Geografia Física. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 14., 2019, Campinas - SP. Anais eletrônico [...] Campinas: Unicamp, 2019. p. 1445-1456. Disponível em: <http://www.apegeo.com.br/ enpeg2019/ anais>. Acesso em: 18 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.