Metodologias ativas como instrumentos de ensino-aprendizagem em geografia

o circuito virtual dos jogos didáticos e a narrativa das histórias em quadrinhos

Auteurs

Mots-clés :

metodologias ativas, ensino de geografia, jogos didáticos, histórias em quadrinho

Résumé

No âmbito da educação básica brasileira, o ensino de geografia, por muito tempo, foi considerado enfadonho e chato, já que fazia uso de práticas pedagógicas tradicionais para promover a aprendizagem. Mais recentemente, ao buscar incluir a abordagem de metodologias ativas, tal ensino vem se tornando mais atrativo e relevante, pois possibilita o envolvimento e a interação dos alunos no processo de alcance do conhecimento. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a relevância dos jogos digitais e das histórias em quadrinhos como ferramentas úteis na promoção da aprendizagem significativa para as turmas de oitavo ano do ensino fundamental em escola pública da rede estadual, localizada no município de São Cristóvão, em Sergipe.

Bibliographies de l'auteur

Thiago Duarte Muniz, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Docente efetivo da rede pública estadual e municipal de Sergipe nos ensinos fundamental e médio, atuando como supervisor técnico docente de estudantes em estágio curricular obrigatório (principalmente dos licenciandos em formação, regularmente matriculados na graduação de Licenciatura em Geografia em IES), bem como os licenciandos em formação inicial pelo Programa Licenciandos na Escola (PROLICE/UFS). Dedica-se à pesquisa em dinâmica socioambiental (especialidade climatologia geográfica) voltada aos temas clima urbano, meio ambiente, educação ambiental, riscos híbridos, vulnerabilidade socioambiental, resiliência ambiental e percepção climática. Pesquisador integrante dos grupos de pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/UFS/CNPq) e Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO/UFS/CNPq) e revisor dos periódicos científicos.

 

Saulo Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Références

AMARO, J. A. R. Jogos digitais: multiterritorialidade na geografia escolar. 2019. 125 f., Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/36729.

CASTELLAR, S. M. V.; MORAES, J. V. Metodologias ativas: introdução. São Paulo: FTD, 2016. 130 p.

CORRÊA, E. S. Aprende-se com videogames? Com a palavra, os jogadores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93742.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearsom Prentice Hall, 2010.

MENDES, R. A.; RATTS, A. A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, 10(19), p. 445-460, 2020. Disponível em: https://docplayer.com.br/79660886A-cartografia-escolar-como-instrumento-de-interpretacao-do-espaco.html. Acesso em: 7 set. 2023.

MORÁN, J. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. De; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

MOREIRA, P.O. Tecnologias educacionais voltadas para o ensino da Geografia: relato de experiência com o uso do Google Earth e do Google Maps 2019. Trabalho de Conclusão (Curso de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional) do Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/download/28685/22662/ 73599.

PECOTCHE, C.B. G. Logosofia: ciência e método. São Paulo: Ed. Logosófica, 2011.

PRADO, C. C.; SOUSA JUNIOR, C. E.; PIRES, M. L. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. 2017. Disponível em: https://www.actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/659. Acesso em: 23 set. 2023.

RODRIGUES, L. B. A criação de histórias em quadrinhos com ferramenta para o ensino do funcionamento de vacinas contra COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química), Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/6940.

SANTOS, F. B. dos et al. Metodologias ativas como recurso de ensino-aprendizagem na prática pedagógica. In: VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82480. Acesso em: 10 out. 2023.

SANTOS, M. A. Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SILVA, A. C. C.; SANTOS, W. F. S. História em quadrinhos no Colégio Estadual Armindo Guaraná: genética, evolução, citologia e outros temas. Aracaju: SEDUC, 2022. 86 p.

SILVA, K. C. S.; FREITAS, G. N.; BARROS, M. B. S. C.; LOPES, L. G. F. História em quadrinhos como metodologia facilitadora no conhecimento da política nacional da atenção básica: a educação popular como experiência. In: V Congresso Nacional de Educação [internet]. Anais [...]: Campina Grande, Realize Editora. 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_M D1_SA5_ID5626_17092018174911.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

SILVA, R. B. S. et al. Metodologias Ativas e Histórias em Quadrinhos: uma proposta para Educação em Saúde. Acta Biomedica Brasiliensia, Itaperuna/RJ, v. 14, n. 1, p. 10-21, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18571/acbm.227. Acesso em: 9 out. 2023.

WANG, A.I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers in Education, Trondheim, Norway, n. 82, p. 217-227, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131514002516. Acesso em: 10 out. 2023.

Publiée

2024-05-29