A Formação do Professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão: Algumas Reflexões
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão. Buscamos discutir sobre os principais desafios que envolvem esse processo, uma vez que entendemos que a formação de professores de Geografia ainda está restrita as disciplinas pedagógicas e, portanto, não é vista como parte de um projeto mais amplo que envolve todas as disciplinas do curso. Diante disso, propormo-nos a dialogar com licenciandos do curso visando entender, a partir das experiências vividas e desenvolvidas em sala de aulas, como eles entendem seus processos formativos, bem como os limites, possibilidades e contradições existentes neste projeto de formação de professores de Geografia. Entendemos que olhar a formação de professores é tentar aferir valor e significado a essa profissão, pois todo projeto de formação de professores deve dialogar com projetos mais amplos de educação e sociedade. No caso da formação de professores de Geografia, entendemos que a construção de uma visão geográfica do mundo deve estar relacionada ao entendimento de um projeto no qual homens e mulheres possam pensar e agir como sujeitos que estão implicados em seu tempo e em sua história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.