Globo terrestre e geotecnologias como recursos didáticos para o ensino de cartografia: estudo de caso em curso pré-vestibular em Florianópolis/SC

Autores

Resumo

A cartografia escolar é um campo relevante na Geografia da Educação Básica, tratando de técnicas e recursos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do estudo foi analisar se houve melhoria na compreensão das projeções e coordenadas geográficas por via do método baseado na utilização do globo e geotecnologias, em comparação com outras técnicas. O contexto é um curso pré-vestibular para estudantes de baixa renda (em Florianópolis/SC), composto por núcleo discente diverso. Foram utilizados globo físico e ferramentas da Google, em duas turmas e em dois anos letivos diferentes, assim como o questionário elaborado e divulgado em plataforma online. Os resultados evidenciaram que as maiores dificuldades encontradas estão nas projeções, coordenadas e fusos horários, por conta do baixo uso de recursos didáticos alternativos na escolarização. Os dados permitiram observar aceitação pela metodologia utilizada e melhoria na compreensão dos conceitos, em ambos os anos. Concluiu-se tais recursos são proveitosos para o ensino da cartografia em diferentes níveis, além da necessidade de aprofundamento da pesquisa.

Biografia do Autor

Rodrigo Sartori Bogo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel, licenciado e mestre em Geografia pela UFSC, é pesquisador associado ao Laboratório Cidade e Sociedade (GCN/UFSC).

Maicon Rafael Caxueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo/UFSC).

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Geografia, é professora do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Cartografia Escolar e Tátil (LabTATE/UFSC).

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Publicado

2021-06-01