A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

Autores

  • Ricardo Santos de Almeida Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil http://orcid.org/0000-0003-1266-2557
  • Gildo Saturnino dos Santos Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil

Resumo

A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

 

RESUMO: Este artigo é resultado de pesquisa no curso Geografia Licenciatura modalidade a distância e foi realizada ao longo de seis semanas em uma escola pública municipal de Palmeira dos Índios e objetiva-se por compreender a prática docente e interação e a aprendizagem dos estudantes. Foram observados itens referentes aos componentes essenciais dentro da sala de aula, são eles: método de avaliação, livro didático e metodologia. Avaliação aqui é entendida como uma situação positiva de aprendizagem tanto para o estudante, como para aquele que no papel de mediador, oportuniza condições para que por meio do procedimento avaliativo ocorra uma aprendizagem significativa no âmbito do ensino básico. Para tal, debruçamo-nos nas discussões e consubstanciados teórico-metodologicamente em Beltrame e Moura (2009), Libâneo (1992, 2006), Marques (2008), Melo e Urbanetz (2008) e Segarbi (2007) centramos nossas análises que se debruçam por revalorizar o processo de ensino-aprendizagem em que estudantes e docentes sejam protagonistas do processo educativo por meio de processos avaliativos diversos.

 

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Metodologia. Currículo.

 

THE GEOGRAPHY THAT ENDS IN CLASSROOM: EXPERIENCE IN A MUNICIPAL PUBLIC SCHOOL OF PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

 

ABSTRACT: This article is a result of research in the Geography Undergraduate Distance Learning course and was held over six weeks in a municipal public school in Palmeira dos Índios and aims to understand the teaching practice and interaction and student learning. It was observed items related to the essential components within the classroom, they are: evaluation method, textbook and methodology. Evaluation here is understood as a positive learning situation both for the student and for the one who, in the role of mediator, provides the conditions for the evaluation procedure to occur meaningful learning in the context of basic education. To that end, we focus on the discussions and theoretically and methodologically substantiated in Beltrame and Moura (2009), Libâneo (1992, 2006), Marques (2008), Melo and Urbanetz (2008) and Segarbi (2007) for revaluing the teaching-learning process in which students and teachers are protagonists of the educational process through various evaluative processes.

 

Keywords: Teaching and learning. Methodology. Curriculum.

 

LA GEOGRAFÍA QUE SE ENSEÑA EN SALA DE CLASE: EXPERIENCIA EN UNA ESCUELA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMA DE LOS ÍNDIOS/AL

 

RESUMEN: Este artículo es el resultado de la investigación en el curso Geografía Licenciatura modalidad a distancia y fue realizada a lo largo de seis semanas en una escuela pública municipal de Palmeira de los Indios y se objetiva por comprender la práctica docente e interacción y el aprendizaje de los estudiantes. Se observaron ítems referentes a los componentes esenciales dentro del aula, son ellos: método de evaluación, libro didáctico y metodología. La evaluación aquí es entendida como una situación positiva de aprendizaje tanto para el estudiante, como para aquel que en el papel de mediador, oportuniza condiciones para que por medio del procedimiento de evaluación se produzca un aprendizaje significativo en el ámbito de la enseñanza básica. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, por revalorizar el proceso de enseñanza-aprendizaje en que estudiantes y docentes sean protagonistas del proceso educativo a través de procesos de evaluación diversos.

 

Palabras clave: Enseñanza y aprendizaje. Metodología. Plan de estudios.

Biografia do Autor

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil

Professor da Universidade Federal de Alagoas

Gildo Saturnino dos Santos, Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil

Aluno do Curso de Licenciatura em Geografia da UFAL/UAB Campus Palmeira dos Índios.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 29 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 05 out. 2016.

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Livro didático. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico>. Acesso em 05 out. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. A Democracia da Escola Pública. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21 ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LACOSTE. Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988.

MARQUES, Valéria. Reflexão sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Simpósio de Geografia, 1. Rio Claro, SP, 2008. Anais do Simpósio de Geografia. Rio Claro, SP, 2008.

SGARBI, Paulo. Avaliação do currículo no cotidiano. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol7iss2articles/sgarbi.pdf>. Acesso em 07 out. 2016.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Portaria SEDUC n. 1.325/2016. Disponível em: <http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/portarias/2016/portaria-seduc-no-1.325-2016/Port_1.325_2016_SISTEMATICA%20DE%20AVALIACaO%202016%20PDF.pdf>. Acesso em: 07 out. 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos Científicos