Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-05-29. Consulte a versão mais recente.

As repercussões do trabalho com dispositivos didáticos na produção de “conhecimentossignificações” de discentes colegiais

uma experiência no estágio supervisionado em geografia

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentossignificações, Dispositivos didáticos, Estágio Supervisionado em Geografia

Resumo

O presente relato de experiências teve por objetivo geral compreender as implicações de dois dispositivos didáticos na produção de “conhecimentossignificações” de discentes de um colégio público, em Vitória da Conquista/BA. Os dois dispositivos investigados consistem em um quiz e um glossário. Apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, tendo como instrumentos de produção de achados a revisão bibliográfica e a observação participativa de aulas de Geografia com dispositivos didáticos, sendo a Hermenêutica a perspectiva de análise adotada. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que os dispositivos convocavam os/as discentes a uma maior participação, ao tempo que auxiliava a produção de “conhecimentossignificações” quando tencionavam os/as participantes a desvelarem os conteúdos problematizados por meio de suas vivências, concomitante a uma maior interação e socialização na turma, fortalecendo seu vínculo afetivo.

Biografias Autor

Elias Antonio Batista Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Vitória da Conquista.

Graduando Geografia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Vitória da Conquista.

Max Henrique Gomes Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Vitória da Conquista

Graduando Geografia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Vitória da Conquista.

 

Willian Falcão Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Vitória da Conquista

Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia pela UNIASSELVI, Licenciado em Geografia pela UEFS, Bacharel em Psicologia pela UFBA (CRP03/29540). Professor Assistente do quadro efetivo da UESB - Campus Vitória da Conquista.

 

 

Referências

ALVES, Nilda. Apresentação. In: ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019. p. 15-28.

CARVALHO, Maria Inez. Fim de Século: a escola e a Geografia. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas (SP): Papirus, 2008.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007 [1986].

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, [s/l], v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: http://tiny.cc/nsrjvz. Acesso em: 21 dez. 2023.

LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. [S./L.]: Sabotagem Contra Cultura, [S./D.]. Disponível em: http://tiny.cc/lsrjvz. Acesso em: 3 dez. 2023.

LOPES, Willian Falcão. Percepções e atos de discentes universitários/as sobre a potência pedagógica das imagens no planejar-sentir-agir coletivo-colaborativo. 2024. 344 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação - DEDC, Campus I, Salvador (BA), 2024. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/server/api/core/bitstreams/a41988c0-3ad2-44cc-bcc4-a5fb7f325355/content.

LOPES, Willian Falcão; BRAGA, Maria Cleonice Barbosa; RIBEIRO, Solange Lucas. As aulas dos estagiários de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana: concepções e práticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas (SP), v. 8, n. 16, p. 59-76, jul./dez. 2018. Disponível em: http://tinyurl.com/2ycnd54p. Acesso em: 3 dez. 2023.

LOPES, Willian Falcão; SITJA, Liége Maria Queiroz. Percepções docentes sobre potencialidades do trabalho pedagógico com imagens no ensino-aprendizagem da geografia escolar. Imagens da Educação, Maringá (PR), v. 12, n. 2, p. 163-181, abr./jun. 2022. Disponível em: http://tinyurl.com/p3kp8w8t. Acesso em: 3 dez. 2023.

SANTOS, Elias Antonio Batista. Breves reflexões sobre a relação escola e mídia. In: Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPED), 12, 2021. Anais […]. Congresso Virtual, p. 1-4. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/xii-congresso-nacional-de-pesquisa-em-educacao/trabalho/199888. Acesso em: 5 dez. de 2023.

Publicado

2024-05-29

Versões