A docência em geografia no estágio supervisionado sob o método autobiográfico

considerações a respeito da criação de uma identidade professoral

Autores

Palavras-chave:

Identidade professoral, Estágio supervisionado em Geografia, Método Autobiográfico

Resumo

Este artigo desenvolvido através do Método Autobiográfico, discorre sobre a docência em Geografia durante o Estágio Supervisionado em turmas do Ensino Fundamental II de uma escola pública na cidade de Coari/Amazonas, e a construção da identidade professoral. Na Universidade, por exemplo, inúmeras atividades como as próprias aulas, as microaulas desenvolvidas em grupos, oficinas, atividades de campo e o próprio chá de fralda (tendo em vista a experiência da maternidade durante o curso) auxiliaram nessa construção da identidade professoral, tão importante para a etapa do estágio supervisionado. Inúmeros autores serviram de subsídio, respaldo o que evidenciou no momento do estágio. É nesta etapa do galgar da graduação que percebemos a vocação de ser professor, permitindo o posicionamento criticamente e reflexivo diante da sociedade e sua complexa relação resultante do reflexo dessa sociedade no âmbito escolar, e o estágio como reflexão para o docente em formação enquanto sujeito em desenvolvimento e em sua construção de sua identidade enquanto professor.

Biografias Autor

Maycelle Cristina Souza de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA)

Doutor em Geografia (UECE) e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

Referências

ANDRADE, Janne Kely Alves. Prática Docente e Formação Discente: Uma discussão acerca da Educação Emancipadora e Construção da Autonomia nas Perspectivas de Freire e Cury. Docentes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 29-36, 2018. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/102/59. Acesso em: 14 ago. 2023.

ARAÚJO, Laryssa Virgilio Pereira de. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil. 16f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/7987. Acesso em: 17 ago. 2023.

BARROS, José Deomar de Souza; SILVA, Maria de Fátima Pereira da; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 510-520, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p510-520. Acesso em: 12 jun. 2023.

BOTELHO, Thais Aquino Sigarini, Formação Docente: Importância do Estágio na Relação Teoria e Pratica e na Construção da Identidade. In: JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 3., 2018, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande, 2018. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4926. Acesso em: 25 jun. 2023.

COPATTI, Carina. O Ensino da Geografia na Contemporaneidade e a Prática Docente Para o Despertar da Criatividade. Espaço & Geografia, Brasília, v. 20, n. 1, p. 45-67, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40100. Acesso em: 10 set. 2023.

COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victoria Sabbado. O entre Memórias da Vida Escolar e Acadêmica: A formação docente em Geografia em Questão. Tamoios, São Gonçalo, v. 15, n. 2, p. 195-205, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.44565. Acesso em: 10 set. 2023.

COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victoria Sabbado. O Método Autobiográfico na Formação Inicial do Professor de Geografia. Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 25, p.1-27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499444027. Acesso em: 10 set. 2023.

DOURADO, Auceia Matos. O Ensino de Geografia e a Prática Docente: Mediação entre Teoria e Pratica. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 10., 2016, São Cristóvão. Anais […]. São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8919/4/O_ensino_de_geografia_e_a_pratica_docente_mediacao_entre_teoria_e_pratica.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

FELICIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200015. Acesso em: 17 set. 2023.

MARRAN, Ana Lúcia. Estágio Curricular Supervisionado: algumas reflexões. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2011, São Paulo. Anais […]. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0042.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; TONINI, Ivaine Maria. A importância do Estágio em Geografia na Construção dos saberes/fazer docente. Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 20, n. 3, 2016, p. 98-105. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499421000. Acesso em: 12 jun. 2023.

MENEZES; Victória Sabbado.O; KAECHER, Nestor André. A formação Docente em Geografia por uma Mudança de Paradigma. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47–59, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v2i4.544. Acesso em: 20 set. 2023.

MILITIZ, Rosa Elisabete Wypyczynski Martins. Os desafios na Construção dos Saberes Docentes do Professor de Geografia. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 33, p. 63-78, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.26694/5870. Acesso em: 4 out. 2023.

NONATO, Raiany Priscila Paiva Medeiros. Estágio supervisionado: contribuições para a formação do professor de geografia. In: SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 6., Campina Grande, 2016. Anais […]. Campina Grande, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26252. Acesso em: 4 out. 2023.

SILVA, Arlete Mendes da; ATAÍDES, Marcos Augusto Marques. O uso de mini-aulas como ferramenta no processo de formação do aluno-professor. In: ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 3., Goiânia, 2009. Anais […]. Goiânia, 2009. Disponível em: https://cepedgoias.com.br/edipe/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt09_didatica_praticas_ensino_estagio/trab_gt09_o_uso_mini_aulas_como_ferramenta.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.

SILVA, Eduardo Rafael Franco da; ARAUJO, Raimundo Lenilde de. A utilização da Maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO GEOGRAFICA, 1., 2018, Maceió. Anais […]. Maceió, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189. Acesso em: 15 out. 2023.

SILVA, José Lindemberg Bernardo Da. Estágio curricular supervisionado em geografia: um relato de experiência sobre a observação e prática docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65400. Acesso em: 1 out. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74. Disponível em: https://books.scielo.org/id/f5jk5.

Publicado

2024-05-29