Gênero e cinema, uma história de teorias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

A crítica feminista tornou-se decisiva para a própria história do cinema a partir dos anos 1970, tendo sido realizada por teóricas como Laura Mulvey (cf. Revista Estudos Feministas, v. 13, n. 2, 2005), Claire Johnston, depois Mary Ann Doane e outras que as seguiram e com elas dialogaram. Com teorias que passaram pela psicanálise, pela semiótica, teorias sobre representação e ideologia e debates sobre o essencialismo, entre outras possibilidades, essa crítica colocaria em xeque a situação das mulheres dentro do contexto dos “novos cinemas” que se espalhavam pelo mundo, sendo que muitas dela assumiram a carreira de cineastas e o cinema como ferramenta política.

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Publicado

2017-10-23

Como Citar

Veiga, A. M. (2017). Gênero e cinema, uma história de teorias e desafios. Revista Estudos Feministas, 25(3), 1355–1357. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero, Cinema e Audiovisual