A REF em tempos de retomadas físicas, temáticas e políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n290535

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Oliveira Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Tânia Regina Oliveira Ramos (taniareginaoliveiraramos@gmail.com) é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Titular e coordena o núcleo Literatura e Memória da UFSC, núcleo com projetos aprovados pela FAPESC e CNPq. Faz parte da Coordenação Geral da Revista Estudos Feministas e do Conselho Editorial das revistas UniLetras, Mafuá Ciências e Letras, Literatura Hoje, Signótica e Anuário de Literatura. É professora de Literatura Brasileira e Estudos Literários nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras e Literatura na UFSC. Atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa História e Memória, escritas de si e gênero.

Luzinete Simões Minella, Universidade Federal de Santa Catarina

Luzinete Simões Minella (simoesluzinete@gmail.com) é graduada (1972) e mestre em Ciências Sociais pela UFBA (1977), doutora em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM,1989). Realizou estágio de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/Unicamp,1998). Fez parte do quadro de docentes do Departamento de Sociologia da UFBA entre 1975 e 1991. Vinculou-se ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, de 1991 até 2002 e ao PPG em Sociologia Política entre 1991 e 2005. É profa. adjunta iv aposentada da UFSC, atuou como professora voluntária no PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2003 e 2020, tendo coordenado por vários anos a Área de Concentração em Estudos de Gênero. Integra a equipe do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), participou de vários dos seus projetos (eventos, publicações, cursos etc,). Entre os projetos destaca a coordenação editorial da Revista Estudos Feministas entre 2001 e 2004 e entre 2007 e 2008, quando passou a fazer parte da editoria de artigos. Voltou a fazer parte desta coordenação a partir de dezembro de 2016. É membro da Rede Brasileira de Ciência, Tecnologia e Gênero. Tem realizado pesquisas principalmente nas seguintes áreas: participação das mulheres nas ciências, (na interface com a crítica feminista à ciência, os estudos sociais da ciência e a história da ciência); gênero e saúde reprodutiva; gênero e infância; saúde mental. Orientou inúmeros trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, principalmente nessas áreas. Publicou vários artigos em periódicos de ampla circulação e livros, além de trabalhos completos em anais de eventos etc.

Cristina Scheibe Wolff, Universidade Federal de Santa Catarina

Cristina Scheibe Wolff (cristiwolff@gmail.com) é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Em 2004/2005 realizou Pós-Doutorado na Université Rennes 2, na França, e entre 2010 e 2011, no Latin American Studies Center da University of Maryland, em College Park, Estados Unidos da América. Ocupou a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na University of Massachusetts em Amherst (set.-dez. 2017) e foi pesquisadora convidada no Laboratoire Arenes - Université Rennes 2 (jan.-jul. 2018). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e uma das coordenadoras editoriais da Revista Estudos Feministas (2006-2009 e 2011-atual). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e no Mestrado Profissional de Ensino de História. Foi a coordenadora geral do Fazendo Gênero 11 e 13º Women’s Worlds Congress, realizado na UFSC em 2017. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, memória, guerrilha, resistência às ditaduras no Cone Sul.

Mara Coelho de Souza Lago, Universidade Federal de Santa Catarina

Mara Coelho de Souza Lago (maralago07@gmail.com) é doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1967) e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente, é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, atuando como docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/PPGP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/PPGICH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos temas gênero, gerações, subjetividades, modos de vida, com enfoque interdisciplinar. Participa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas.

Referências

ANDRADE, Léo Rosa de. “O suplício da menina, ou a eternidade do ‘mais um pouquinho’”. Portal Catarinas, 30/06/2022. Disponível em https://catarinas.info/o-suplicio-da-menina-ou-a-eternidade-do-mais-um-pouquinho/.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BUTLER, Judith. Vida precária: el poder del duelo y la violência. Buenos Aires: Paidós, 2006.

GUIMARÃES, Paula. “Menina de SC: MPF recomenda que hospital da UFSC faça o aborto na criança de 11 anos estuprada”. Portal Catarinas, 22/06/2022a. Disponível em https://catarinas.info/menina-de-sc-mpf-hospital-ufsc-aborto-crianca-11-anos/.

GUIMARÃES, Paula. “Menina de SC: promotora mandou polícia buscar feto no hospital após aborto legal”. Portal Catarinas, 06/07/2022b. Disponível em https://catarinas.info/menina-de-sc-promotora-mandou-policia-buscar-feto-no-hospital-apos-aborto-legal/.

GUIMARÃES, Paula. “Menina de SC: desembargadora autoriza saída de abrigo de criança de 11 anos grávida após estupro”. Portal Catarinas, 21/06/2022c. Disponível em https://catarinas.info/menina-gravida-de-sc-e-autorizada-a-deixar-abrigo/.

GUIMARÃES, Paula; LARA, Bruna de; DIAS, Tatiana. “Vídeo: em audiência, juíza de SC induz menina de 11 anos grávida após estupro a desistir de aborto”. Portal Catarinas, 20/06/2022. Disponível em https://catarinas.info/video-em-audiencia-juiza-de-sc-induz-menina-de-11-anos-gravida-apos-estupro-a-desistir-de-aborto/.

LAGO, Mara Coelho de Souza; WOLFF, Cristina Scheibe; RAMOS, Tânia Regina Oliveira; MINELLA, Luzinete Simões. “30 anos de REF: resistimos e sobrevivemos”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 1, 2022. e85998.

LARA, Bruna de; GUIMARÃES, Paula. “Menina grávida por estupro recebe alta após aborto legal em SC”. Portal Catarinas, 25/06/2022. Disponível em https://catarinas.info/menina-gravida-por-estupro-recebe-alta-apos-aborto-legal-em-sc/.

MENDES, Soraia. “Caso da menina em SC: os delírios autoritários do Governo Federal”. Portal Catarinas, 19/07/2022a. Disponível em https://catarinas.info/caso-da-menina-em-sc-os-delirios-autoritarios-do-governo-federal/.

MENDES, Soraia. “Sobre o estupro entre crianças e o caso de Santa Catarina”. Portal Catarinas, 26/06/2022b. Disponível em https://catarinas.info/sobre-o-estupro-entre-criancas-e-o-caso-de-santa-catarina/.

PESSOA, Fernanda. “Manifestantes exigem garantia do aborto legal à menina de onze anos, em Florianópolis”. Portal Catarinas, 22/06/2022. Disponível em https://catarinas.info/manifestantes-exigem-aborto-legal-a-menina-de-onze-anos-em-florianopolis/.

RIBEIRO, Kelly. “‘Não é um caso isolado’: barreiras para aborto legal revitimizam meninas”. Portal Catarinas, 05/07/2022. Disponível em https://catarinas.info/nao-e-um-caso-isolado-barreiras-para-aborto-legal-revitimizam-meninas/.

SILVA, Janine Gomes da; ZANDONÁ, Jair. “Fazendo Gênero em tempos de pandemia: debates (im)pertinentes”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 2, 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Ramos, T. R. O. ., Minella, L. S., Wolff, C. S., & Lago, M. C. de S. (2022). A REF em tempos de retomadas físicas, temáticas e políticas. Revista Estudos Feministas, 30(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n290535

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>