Michelle Perrot e sua histórias sobre os feminismos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v34n1109568

Resumo

Não se aplica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Gomes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Realizou estágios pós-doutorais na Université Rennes 2 (2017), na Université Paris 1 (2024) e na Université d’Angers (2024), na França. É pesquisadora e uma das coordenadoras do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC). É pesquisadora do CNPq.

Luciana Rodrigues Gransotto, Parcours Féministes

Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área dos estudos de gênero. Suas pesquisas abordam as migrações sob uma perspectiva de gênero, com ênfase nas dimensões culturais e subjetivas da mobilidade. Atualmente, é diretora e fundadora do Parcours Féministes, mídia cultural independente sediada em Paris, dedicada à valorização e à difusão do trabalho de mulheres artistas.

Referências

GALSTER, Ingrid. “2. Cinquenta anos depois de O segundo sexo, a quantas anda o feminismo na França?: uma entrevista com Michelle Perrot”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 513-521, 2003.

JAMET, Marie; EURONEWS. “Veja como está a igualdade de género nos parlamentos dos "27" da União Europeia”. Euronews, 2022. Disponível em https://pt.euronews.com/my-europe/2022/07/28/a-igualdade-de-genero-nos-parlamentos-dos-estados-membros-da-uniao-europeia.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2005.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PERROT, Michelle; CASTILLO, Eduardo. Les Temps des féminismes. Paris, Grasset & Fasquelle, 2023.

PERROT, Michelle. Entrevista concedida à Janine Gomes da Silva e Luciana Rodrigues Gransotto. Paris, 14/11/2024.

Downloads

Publicado

2026-04-28

Como Citar

Silva, J. G. da, & Gransotto, L. R. (2026). Michelle Perrot e sua histórias sobre os feminismos. Revista Estudos Feministas, 34(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v34n1109568

Edição

Seção

Ponto de Vista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)