O conceito de limite segundo Godfrey Harold Hardy (1908) e Elon Lages Lima (1976)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99577

Palavras-chave:

História da Matemática, Cálculo Diferencial, David Tall, Ensino da Matemática

Resumo

Esta investigação, inserida no campo da História da Educação Matemática, pretende responder à seguinte pergunta investigativa: como Hardy e Lima abordaram o conceito de limite em seus respectivos livros: Um curso de matemática pura, de 1908, e Curso de Análise, de 1967? A pesquisa é de cunho descritivo e analítico, revela o que cada autor apresentou sobre o conceito de limite e identifica a abordagem didática de ambos. À luz da teoria dos três mundos de Tall (2013), analisei a abordagem de cada autor, procurando identificar em que mundo conceitual cada um se insere: mundo corporificado (intuitivo); simbólico; formalizado, ou alguma mescla deles. Constatei que a abordagem de Hardy é uma mescla entre o mundo corporificado e simbólico-formalizado, enquanto Lima insere-se no mundo formalizado.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, é professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, professora permanente do Programa de Mestrado em Educação Matematica da Universidade Federal de Pelotas. Foi pesquisadora Visitante do Instituto Max-Planck de História da Ciência, Berlin. Investiga em Educação Matemática, História e Diversidade Cultural. Integra o GHEMAT/BR

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Publicado

2024-11-08

Edição

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Artigos