Conhecimento do Raciocínio Proporcional e seu Ensino: um estudo sobre o uso de tabelas e materiais manipuláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100143

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Anos Iniciais, Proporcionalidade

Resumo

Esta pesquisa visa identificar e compreender os conhecimentos profissionais dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais a respeito do desenvolvimento do Raciocínio Proporcional entre os seus alunos, por meio da discussão coletiva sobre a utilização de tabelas e materiais manipuláveis durante a resolução de duas situações-problema. A pesquisa utiliza como referencial teórico o modelo multidimensional de domínio do conhecimento matemático para o ensino, proposto por Ball, Thames e Phelps, que categoriza os conhecimentos profissionais dos professores que ensinam a disciplina. Os procedimentos metodológicos adotados envolvem uma abordagem qualitativa, utilizando dados coletados durante uma sessão de estudo em grupo com seis professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. As atividades propostas durante a sessão de estudos demandam reconhecer e usar os princípios da proporcionalidade. Observou-se que as estratégias de resolução adotadas pelas professoras para resolver a situação envolveu, inicialmente, a utilização de cálculo mental e representações visuais. Identificam-se dificuldades das professoras em operar com números racionais e proporções, mas também observou-se o desenvolvimento do raciocínio proporcional ao longo da discussão e da reflexão em grupo. A utilização de recursos como materiais manipuláveis e tabelas de proporção, propostas por Lamon, foi reconhecida como uma ferramenta eficaz para auxiliar o ensino de números racionais e favorecer o desenvolvimento do raciocínio proporcional.

Biografia do Autor

Angélica Fontoura Garcia Silva, Centro Universitário Anhanguera

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina.Tem experiência na área de Educação, tendo participado também da Equipe Curricular e de Avaliação da CENP e CIMA da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área. (Texto informado pelo autor)

Helena do Carmo Borba Martins, Colegio Adventista da Liberdade

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e professora do Colégio Adventista da Liberdade em São Paulo

Referências

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Publicado

2024-11-08

Edição

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Artigos