Conhecimento do Raciocínio Proporcional e seu Ensino: um estudo sobre o uso de tabelas e materiais manipuláveis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100143Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Anos Iniciais, ProporcionalidadeResumo
Esta pesquisa visa identificar e compreender os conhecimentos profissionais dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais a respeito do desenvolvimento do Raciocínio Proporcional entre os seus alunos, por meio da discussão coletiva sobre a utilização de tabelas e materiais manipuláveis durante a resolução de duas situações-problema. A pesquisa utiliza como referencial teórico o modelo multidimensional de domínio do conhecimento matemático para o ensino, proposto por Ball, Thames e Phelps, que categoriza os conhecimentos profissionais dos professores que ensinam a disciplina. Os procedimentos metodológicos adotados envolvem uma abordagem qualitativa, utilizando dados coletados durante uma sessão de estudo em grupo com seis professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. As atividades propostas durante a sessão de estudos demandam reconhecer e usar os princípios da proporcionalidade. Observou-se que as estratégias de resolução adotadas pelas professoras para resolver a situação envolveu, inicialmente, a utilização de cálculo mental e representações visuais. Identificam-se dificuldades das professoras em operar com números racionais e proporções, mas também observou-se o desenvolvimento do raciocínio proporcional ao longo da discussão e da reflexão em grupo. A utilização de recursos como materiais manipuláveis e tabelas de proporção, propostas por Lamon, foi reconhecida como uma ferramenta eficaz para auxiliar o ensino de números racionais e favorecer o desenvolvimento do raciocínio proporcional.
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