O uso da Teoria das Situações Did´áticas com o apoio do GeoGebra na formação continuada do professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100208Palavras-chave:
Formação de professores, Engenharia Didática de Formação, GeometriaResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no contexto da formação continuada em serviço do professor de Matemática, mediante a aplicação de uma situação didática, constituída por uma situação-problema de Geometria plana, mais especificamente sobre área de figuras planas. O Objetivo do trabalho se deu em verificar como a TSD, auxiliada pelo GeoGebra, pode contribuir para a formação continuada em serviço do professor de Matemática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a da Engenharia Didática de Formação (EDF), por ser apropriada ao cenário de formação docente. A fundamentação teórica, por sua vez, se deu por meio da Teoria das Situações Didática (TSD), que se refere a um modelo teórico de ensino, pautado por quatro fases dialéticas, a saber: ação, formulação, validação e institucionalização. Para tal, organizou-se um momento de formação, no qual teve como sujeitos, a princípio, um grupo de oito professores de Matemática do Ensino Médio, de duas escolas estaduais, localizadas no município de Caucaia/CE. Na ocasião, realizou-se a aplicação de uma situação didática, no intuito de analisar as ações e estratégias manifestadas no decorrer do processo. Como forma de auxiliar a percepção visual, durante a resolução da situação-problema, utilizou-se o software GeoGebra para visualização e manipulação dos elementos geométricos presentes. Em seguida, realizou-se um questionário final, a fim de verificar as percepções que os participantes tiveram ao vivenciarem as etapas da TSD. Destarte, ao final do estudo, ficou evidente que a formação realizada neste trabalho despertou o interesse dos professores participantes, em relação ao uso do GeoGebra em sala de aula, e ainda provocou, diante da análise dos preceitos advindos da TSD, uma reflexão de suas práticas docentes.
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