O uso da Teoria das Situações Did´áticas com o apoio do GeoGebra na formação continuada do professor de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100208

Palavras-chave:

Formação de professores, Engenharia Didática de Formação, Geometria

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no contexto da formação continuada em serviço do professor de Matemática, mediante a aplicação de uma situação didática, constituída por uma situação-problema de Geometria plana, mais especificamente sobre área de figuras planas. O Objetivo do trabalho se deu em verificar como a TSD, auxiliada pelo GeoGebra, pode contribuir para a formação continuada em serviço do professor de Matemática.  A metodologia de pesquisa utilizada foi a da Engenharia Didática de Formação (EDF), por ser apropriada ao cenário de formação docente. A fundamentação teórica, por sua vez, se deu por meio da Teoria das Situações Didática (TSD), que se refere a um modelo teórico de ensino, pautado por quatro fases dialéticas, a saber: ação, formulação, validação e institucionalização. Para tal, organizou-se um momento de formação, no qual teve como sujeitos, a princípio, um grupo de oito professores de Matemática do Ensino Médio, de duas escolas estaduais, localizadas no município de Caucaia/CE. Na ocasião, realizou-se a aplicação de uma situação didática, no intuito de analisar as ações e estratégias manifestadas no decorrer do processo. Como forma de auxiliar a percepção visual, durante a resolução da situação-problema, utilizou-se o software GeoGebra para visualização e manipulação dos elementos geométricos presentes. Em seguida, realizou-se um questionário final, a fim de verificar as percepções que os participantes tiveram ao vivenciarem as etapas da TSD. Destarte, ao final do estudo, ficou evidente que a formação realizada neste trabalho despertou o interesse dos professores participantes, em relação ao uso do GeoGebra em sala de aula, e ainda provocou, diante da análise dos preceitos advindos da TSD, uma reflexão de suas práticas docentes.

Biografia do Autor

Francisco Régis Vieira Alves , Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE (2017 - 2023). 

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Publicado

2024-08-22

Edição

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Artigos