Avaliações lidas para estudantes cegos: análise semio-cognitiva de escritos simbólicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100394Palavras-chave:
Avaliações Lidas, Escritos Simbólicos, Produção Oral, Produção Escrita, CegueiraResumo
Este texto relata parte de uma pesquisa que objetivou a análise semio-cognitiva de avaliações lidas para estudantes cegos. Dois estudantes de Ensino Médio, um cego e uma vidente, resolveram uma questão matemática envolvendo registros simbólico e figural, cujo enunciado foi lido por uma ledora com formação especializada. O intuito da pesquisa é fornecer elementos para responder ao problema de pesquisa: qual o custo cognitivo de avaliações lidas para estudantes cegos e que enxergam frente às particularidades da verbalização oral de escritos simbólicos? A conjectura inicial foi a de que os escritos simbólicos em matemática são opacos e geram dificuldades linguísticas ligadas à complexidade da linguagem algébrica. Dentre os resultados destacam-se a necessidade de formação específica para o ledor em relação à Matemática; que a produção oral é insuficiente para a compreensão em Matemática e realização da avaliação lida, sendo proposta a alternativa de um modelo misto leitura/escrita em braille.
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