Relações entre ansiedade em matemática e criatividade em matemática de estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100416Palavras-chave:
Criatividade em matemática, Ansiedade em matemática, MatemáticaResumo
Este trabalho teve por objetivo verificar a ocorrência de correlação significativa entre a criatividade no campo da Matemática e a ansiedade em matemática e investigar os níveis de ansiedade e criatividade por meio de uma pesquisa de método misto. Participaram do estudo 39 alunos da 3ª série do Ensino Médio de um dos campi do Instituto Federal de Brasília. Foram aplicados três instrumentos para a coleta de dados: Teste de Criatividade em Matemática, Teste de ansiedade em Matemática e Rodas de Conversa. Os resultados indicaram uma correlação negativa entre criatividade em Matemática e ansiedade em Matemática, porém com baixa significância (Tau de Kendall = -0.1254152; e p-valor = 0.3135). Neste trabalho também são apontadas as falas dos alunos acerca de suas percepções sobre a ansiedade em Matemática e criatividade em Matemática e o possível impacto em suas notas.
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