Função afim e sua relação com os elementos da teoria dos registros de representação semiótica: análise de um livro didático do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100714

Palavras-chave:

Função Afim, Livros Didático, Teoria Dos Registos De Representação Semiótica

Resumo

Neste texto, apresenta-se sob a ótica da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, como é realizada a abordagem de função afim em um livro didático do ensino médio. O objetivo deste manuscrito é analisar à luz da TRRS, se o livro didático analisado aborda o conteúdo de função afim de maneira abrangente, utilizando várias representações semióticas e aplicando procedimentos de tratamento, conversão e congruência semântica entre essas diferentes representações. Essa análise permite compreender as implicações das atividades semióticas no processo de ensino de funções no ensino médio e identificar possíveis melhorias nos livros. Os procedimentos metodológicos consistem na análise documental de algumas atividades propostas aos estudantes nas quais identificamos as de tratamento, conversão e, nessas, a congruência semântica. As análises revelaram que existem variedades nos registros semióticos, utilizando-se registros em língua natural, tabular, algébrico, simbólico e gráfico. Observa-se uma quantidade de atividades de tratamento, mas as de conversão também foram exploradas. A função afim, enquanto objeto matemático, está presente em todo o itinerário formativo do estudante. Desta forma, entendem-se como relevantes e apropriadas as discussões que visam os processos cognitivos de apreensão de objetos matemáticos, nesse caso, a função afim. A partir das análises, considera-se que a abordagem de função afim é rica no que se refere às representações, tratamento e conversões com diferentes graus de dificuldades.

Biografia do Autor

Nádia Helena Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Professora Licenciada em Matemática

Mestre em Educação Matemática pela UFOP

Doutoranda em Educação na UFES

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), Mestre pelo mesmo programa e instituição. Graduado em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Tem experiência em lecionar matemática pela Secretaria do Estado da Educação SED/SC, onde atuou entre 2015 e 2021. Participa dos grupos de pesquisa GPEEM e GEPPROFEM, ambos da UFSC. É vice-diretor da gestão atual (2023-2026) da SBEM/SC - Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Regional de SC). Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática, com foco nos materiais manipulativos nos Anos Iniciais e análise de livros didáticos, tendo como principais referenciais a teoria Registros de Representação Semiótica e o Enfoque Ontossemiótico. Atualmente, é professor de matemática efetivo na rede municipal de educação de Gaspar/SC, lecionando para turmas dos Anos Finais. 

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos