Formação continuada a distância: narrativas videobiografadas de uma professora que ensina estatística nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e100973Palavras-chave:
Formação Continuada a Distância, Saberes Docentes, Narrativas Videobiografadas, Prática Pedagógica, Ensino de EstatísticaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de um processo de formação continuada a distância para a prática docente de uma professora de matemática que atua nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no ensino da estatística. Além disso, busca-se analisar de que forma essa formação ampliou os saberes da docente. A discussão teórica se pauta nas reflexões sobre formação continuada a distância e nos saberes necessários ao ensino de estatística. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que assume a abordagem qualitativa em educação. Evidencia-se a partir do contexto do ensino de estatística, que a formação ampliou os saberes profissionais da professora, possibilitando a exploração de novas abordagens e a integração de conceitos com as experiências dos alunos. Isso resultou em uma atuação mais contextualizada e reflexiva, especialmente no contexto de ensino remoto.
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