Repensando currículos de matemática: transformações no ensino técnico integrado com o novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e103698Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Novo Ensino Médio, CurrículoResumo
A presente pesquisa analisou a reformulação dos currículos de Matemática nos cursos técnicos integrados ofertados pelo Instituto Federal XXXXX, campus XXXXX, no contexto da reforma do Ensino Médio. Exploramos o cenário através das discussões institucionais e revisamos a literatura sobre formação integral e interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica. Utilizando uma abordagem qualitativa, com aproximações de um estudo de caso, participamos das comissões responsáveis pela reformulação dos cursos técnicos em Biotecnologia e Química Integrados ao Ensino Médio, e investigamos como a Matemática foi revista para contribuir com a formação integral dos estudantes. Os resultados evidenciam a busca por uma maior integração entre a Matemática e outras disciplinas, como Química e Física, visando oferecer um ensino mais completo e contextualizado. Observamos também que a atualização das ementas focou na inclusão de conceitos e na adaptação dos conteúdos matemáticos para melhor atender às necessidades das disciplinas profissionalizantes. Concluímos que a integração curricular é importante para superar a fragmentação do conhecimento e proporcionar uma educação integral aos estudantes
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