As contribuições dos jogos e brincadeiras para a alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104110Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Letramento matemático, Jogos e brincadeirasResumo
O presente artigo tem como tema: jogos e brincadeiras na Alfabetização e Letramento Matemático. O interesse pela temática surgiu durante a leitura do caderno 7 do Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), um dos textos estudados na disciplina de Alfabetização e Letramento Matemático, do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Como problema de pesquisa fizemos a seguinte pergunta: Quais as contribuições dos jogos e brincadeiras para a Alfabetização e Letramento Matemático? A fim de responder a esse questionamento, foi estabelecido como objetivo geral: analisar quais são as contribuições dos jogos e brincadeiras na Alfabetização e Letramento Matemático. Já os objetivos específicos são os de: a) discutir sobre a utilização dos jogos e brincadeiras na Alfabetização e Letramento Matemático e b) apresentar propostas de jogos e brincadeiras utilizados nas aulas de Matemática. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma Revisão Narrativa de Literatura, onde buscamos estudos publicados entre os anos de 2020 a 2024. Desse modo, apresentamos como referencial teórico: Figueiredo, Silva e Azevedo (2024); Gomes e Bernardi (2022); Oliveira e Ribeiro (2022); Silva (2020), entre outros. Ao final deste trabalho, percebemos que os jogos e brincadeiras são recursos que podem ser utilizadas durante os processos de Alfabetização e Letramento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que facilitam a compreensão matemática preparando-as para desafios futuros, ao estabelecer uma base para o desenvolvimento de habilidades lógicas e cognitivas ao longo de toda a vida.
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