O celular na aula de matemática: da distração ao potencial (in)explorado
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104900Palavras-chave:
Estudante, Ensino de Matemática, Transformação DigitalResumo
O objetivo deste ensaio teórico é problematizar o uso do celular nas aulas de Matemática, considerando a transformação digital e as regulamentações acerca de sua utilização nas instituições de ensino. A transformação digital tem impulsionado novas abordagens pedagógicas, oferecendo aos alunos acesso a conteúdos e recursos educacionais de maneira mais interativa e personalizada. No ensino da Matemática, o celular se destaca como um recurso para tornar conceitos abstratos mais tangíveis, por meio de aplicativos, simulações e ferramentas de cálculo, além de fomentar a resolução de problemas. No entanto, o uso pedagógico do celular enfrenta entraves regulatórios que nem sempre acompanham a velocidade da evolução tecnológica. Um exemplo recente é a aprovação, pelo plenário do Senado Federal, em dezembro de 2024, do Projeto de Lei 105/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, especialmente celulares, nas salas de aula. Embora amplamente acessível no Brasil, o celular ainda é um recurso pouco explorado pedagogicamente, o que aponta para necessidade de mais estudos, debates e projetos práticos. Afinal, assim como o celular, muitas outras tecnologias ainda são subutilizadas, mesmo quando competências digitais são fundamentais na sociedade.
Referências
Ahmad, S., Umirzakova, S., Mujtaba, G., Amin, M. S., & Whangbo, T. (2023). Education 5.0: Requirements, enabling technologies, and future directions. Em arXiv [cs.CY]. https://doi.org/10.48550/arXiv.2307.15846
Albertin, A. L., & De Moura Albertin, R. M. (2021). Transformação digital: gerando valor para o “novo futuro”. GV-executivo, 20(1), 26–29. https://doi.org/10.12660/gvexec.v20n1.2021.83455
Baldissera, Y. S., Lopes, E. da S., & Pastorio, D. P. (2024). O uso do smartphone no ensino de ciências: panoramas, resultados e perspectivas. Revista de Enseñanza de la Física, 36(2), 43–56. https://doi.org/10.55767/2451.6007.v36.n2.47470
Borba, M., De, C., Souto, D. L. P., Junior, N., & Da, R. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Autêntica Editora.
Borba, Marcelo, Silva, R. S. R., & Gadanidis, G. (2023). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento (3o ed). Autêntica.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC/CNE. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
Camargo, F., & Daros, T. (2021). A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Penso.
Decreto Rio nº 53.019, de 4 de agosto de 2023 (2023). Regulamenta o uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas unidades escolares da rede municipal, estabelece diretrizes para o uso consciente e responsável dessas tecnologias, e dá outras providências. https://leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2023/5302/53019/decreto-n-53019-2023-regulamenta-o-uso-de-celulares-e-dispositivos-tecnologicos-nas-unidades-escolares-da-rede-municipal-estabelece-diretrizes-para-o-uso-consciente-e-responsavel-dessas-tecnologias-e-da-outras-providencias
Dias, É., & Ramos, M. N. (2022). A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio, 30(117), 859–870. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022004000001
Faria, R. W. S. de C., Romanello, L. A., & Domingues, N. S. (2018). Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(30), 105. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5305
Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2021). Educação 5.0: reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e5/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67227
Felcher, C. D. O., Nogueira Lopes, M., Klug Kruger, K., & Soares dos Santos, N. (2023). Avaliando a aprendizagem matemática dos estudantes pós ensino remoto. Educação Matemática em Revista - RS, 1(24). https://doi.org/10.37001/emr-rs.v.1.n.24.2023.p.71-80
Kärchner, H., Trautner, M., Willeke, S., & Schwinger, M. (2022). How handheld use is connected to learning-related factors and academic achievement: Meta-analysis and research synthesis. Computers and Education Open, 3(100116), 100116. https://doi.org/10.1016/j.caeo.2022.100116
Lei n° 12.730, de 11 de outubro de 2007. (2007) Proíbe o uso telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/compilacao-lei-12730-11.10.2007.html
Lei nº 12.884, de 03 de janeiro de 2008 (2008). Dispõe sobre a utilização de aparelhos de telefonia celular nos estabelecimentos de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. https://www.al.rs.gov.br/filerepository/replegis/arquivos/12.884.pdf
Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008 (2008). Dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas escolas estaduais do estado de santa catarina. https://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-14363-2008-santa-catarina-dispoe-sobre-a-proibicao-do-uso-de-telefone-celular-nas-escolas-estaduais-do-estado-de-santa-catarina
Lei nº 16.567, de 06 de novembro de 2017. (2017) Altera a lei no 12.730, de 11 de outubro de 2007, que proíbe o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2017/lei-16567-06.11.2017.html
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320–332. https://doi.org/10.1590/s1415-65552011000200010
MPCE. (2024). MPCE cobra que escolas públicas e privadas impeçam uso de aparelhos celulares em sala de aula. Ministério Público do Estado do Ceará. https://mpce.mp.br/2024/02/mpce-recomenda-adocao-de-providencias-relacionadas-a-utilizacao-de-aparelhos-celulares-em-sala-de-aula/
Nobre, N. (2024). Comissão de Educação aprova projeto que proíbe uso de celular em escolas. Agência Câmara de Notícias. https://www.camara.leg.br/noticias/1106874-comissao-de-educacao-aprova-projeto-que-proibe-uso-de-celular-em-escolas/
ONU. (2023). Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por
Orrico, C. A., & Monteiro, D. C. (2018). Uso do celular em sala de aula com finalidade pedagógica: construção de saberes de uma nova perspectiva. Temas em educação e saúde, 14(2), 284–294. https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.10775
Pozos-Pérez, K., Herrera-Urizar, G., Rivera-Vargas, P., & Alonso-Cano, C. (2022). Use of mobile phones in classrooms and digitalisation of educational centres in Barcelona. Education Sciences, 13(1), 21. https://doi.org/10.3390/educsci13010021
Silva, M. J. da, Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2023). Contribuições dos materiais manipulativos virtuais para o ensino de matemática: uma revisão integrativa de literatura. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 19(43), 252. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15173
Silva, M. J. da, Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2024). A produção de vídeos de matemática pelos estudantes: uma prática alinhada à educação 5.0. Revemat revista eletrônica de educação matemática, 19, 1–21. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99268
Silva-Bueno, R.-W., Coragem Ballejo, C., & M. Gea, M. (2021). Profesores que forman profesores y sus percepciones frente al uso de las TIC en las clases de matemáticas. Revista Iberoamericana de educación superior, 169–183. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2021.35.1088
Smale, W. T., Hutcheson, R., & Russo, C. J. (2021). Cell phones, student rights, and school safety: Finding the right balance. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, 195, 49–64. https://doi.org/10.7202/1075672ar
Vicari, R. M., Brackmann, C., Mizusaki., L., & Galafassi, C. (2023). Inteligência Artificial na Educação Básica. Novatec.
Zuin, V. G., & Zuin, A. Á. S. (2018). O CELULAR NA ESCOLA E O FIM PEDAGÓGICO. Educacao & sociedade, 39(143), 419–435. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018191881
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Denize Ott Felcher, Michelsch João da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).
