Plataformização da Educação e Modelagem Matemática: uma possibilidade de descaminho da padronização em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104952Palavras-chave:
Planejamento, Ciclo de modelagem, Ensino MédioResumo
A plataformização da educação tem sido uma realidade para alguns estados brasileiros, como o Paraná. Em busca de ir na contramão de um ensino padronizado, neste artigo nos pautamos na modelagem matemática como uma prática pedagógica em que a partir de uma situação-problema, os alunos desenvolvem procedimentos investigativos, realizando matematização para chegar a uma solução a um ou mais problemas. Para isso, investigamos a estruturação de uma questão presente no Registro de Classe Online do Paraná para ser implementada em sala de aula como atividade de modelagem. Subsidiadas em uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, nos debruçamos nas ações dos alunos capturadas em áudio e vídeo, bem como nos registros escritos, de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola cívico-militar em Londrina. Seguindo o planejamento realizado pela professora para o desenvolvimento da atividade, um documento em forma de ciclo de modelagem foi elaborado, considerando o planejamento na ação e o replanejamento. Os resultados indicaram que a estruturação de uma questão para ser desenvolvida por meio da modelagem deve levar em consideração a abordagem investigativa, em que os alunos produzem dados e são responsáveis pela solução do problema.
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