Plataformização da Educação e Modelagem Matemática: uma possibilidade de descaminho da padronização em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104952

Palavras-chave:

Planejamento, Ciclo de modelagem, Ensino Médio

Resumo

A plataformização da educação tem sido uma realidade para alguns estados brasileiros, como o Paraná. Em busca de ir na contramão de um ensino padronizado, neste artigo nos pautamos na modelagem matemática como uma prática pedagógica em que a partir de uma situação-problema, os alunos desenvolvem procedimentos investigativos, realizando matematização para chegar a uma solução a um ou mais problemas. Para isso, investigamos a estruturação de uma questão presente no Registro de Classe Online do Paraná para ser implementada em sala de aula como atividade de modelagem. Subsidiadas em uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, nos debruçamos nas ações dos alunos capturadas em áudio e vídeo, bem como nos registros escritos, de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola cívico-militar em Londrina. Seguindo o planejamento realizado pela professora para o desenvolvimento da atividade, um documento em forma de ciclo de modelagem foi elaborado, considerando o planejamento na ação e o replanejamento. Os resultados indicaram que a estruturação de uma questão para ser desenvolvida por meio da modelagem deve levar em consideração a abordagem investigativa, em que os alunos produzem dados e são responsáveis pela solução do problema.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Débora Carla Blanco Pinho, Secretaria da Educação

Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (2016), especialização em Educação Profissional e Tecnológica (2020) e Alfabetização Matemática (2020). Professora na rede púbica do Paraná com as disciplinas de Matemática e Educação Financeira. 

http://lattes.cnpq.br/6041081748964952

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Publicado

2025-05-28

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Artigos