Aspectos de teorias com enfoques semióticos e metodologias ativas em uma situação de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e105087

Palavras-chave:

Indicações Circunstanciais, Meios Semióticos, Teoria da Objetivação

Resumo

A proposta deste artigo é verificar os aspectos da Teoria da Objetivação proposta por Luis Radford com enfoque em uma abordagem semiótica-cultural (cujos princípios são a produção de saberes e a colaboração humana) e no referencial das Mensagem e Sinais do semiologista Luis Jorge Prieto fundamentada na semiótica estruturalista com destaque para a comunicação entre receptor e emissor. Além desses referenciais, a partir de metodologias ativas - role play, sala de aula invertida e storelling em uma situação de ensino do conteúdo Números Primos durante 3 (três) aulas, com estudantes do 6o ano de uma escola pública situada no norte do Paraná. No decorrer da situação de ensino, a mobilização de inúmeros meios semióticos - gestos, entonação vocal, paper toys, histórias em quadrinhos-, dentre outros permitiu evidenciar que os processos de objetivação e subjetivação basilares da Teoria da Objetivação ocorreram concomitantemente aos atos sêmicos e indicações circunstanciais fundamentais no referencial das Mensagens e Sinais.

 

Biografia do Autor

Renata Aparecida de Faria, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Matemática Rede Estadual de Ensino do PR,Ensino Médio e Fundamental II. 

Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática. UEL. 

Referências

Arzarello, F.; Paola, D.; Robutti, O. et al.(2009) Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom, Palgrave Studies in alternative education, v.70, p. 97-109, 2009. https://doi.org/10.1007/s10649-008-9163-z

Bergsten, C. (2019). Mathematical Approaches. In: Lerman, S. (eds) Encyclopedia of Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_95-8

Cunha, M. B. da,Omachi, N. A., Ritter, O. M. S., Nascimento, J. E. do, Marques, G. de Q., & Lima, F. O. (2022). Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. In SciELO Preprints https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3885

Drijvers, P., GodinoJ.D., Font V. & Trouche L.(2013) One episode, two lenses. A reflective analysis of student learning with computer algebra from instrumental and onto-semiotic perspectives Educ Stud Math (2013) 82:23–49

Foucault, M. (1971) A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola.

Godoy, M. T. (2016) Indicações Circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Laburú, C. E.; Barros, M. A.; Silva, O. H. M. (2011) Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 469-487, 2011.

Laburú, C.E., Silva, O.H.M & Filho, P.S.C (2021). Semiótica aplicada à educação científica: signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva. São Paulo, SP: Editora da Física.

Moran. J.Bacich.L.(2018) Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. São Paulo :Editora Penso.

Nöth, W. Semiótica e semiologia: os conceitos e as tradições. Com. Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 74,https://comciencia.br/dossies-73-184/web/handler82f6.html?section=8&edicao=11&id=82

Otte, M. F.; Santana, G. F. S.; Paula, L.; Barros, L. L. G. X.(2019) Reasons for asemiotic approach to mathematics education. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 24-41 . http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/350.

Prediger, S., Arzarello, F., Bosch, M. et al (2008) Comparing, combining, coordinating-networking strategies for connecting theoretical approaches Editorial for ZDM-issue 39 (2008) 2. ZDM Mathematics Education 40, 163–164. https://doi.org/10.1007/s11858-008-0093-0

Presmeg, N.; Radford, L.; Roth, W.; Kadunz, G. Semiotics in Mathematics Education, (2016). https://www.springer.com/gp/book/9783319313696

Radford L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática (2020). São Paulo: Livraria da Física, p.43-67

Radford, L. (2003) Gestures, speech, and the sprouting of signs: A semiotic-cultural approach to students’ types of generalization. Mathematical Thinking and Learning, v.5, n. 1, p. 37-70.

Radford, L. (2013) Three key Concepts of the theory of objectification: Knowledge,knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44.

Radford, L. (2014) Sobre o papel das representações e artefatos no saber e aprender. Education Studies Mathematics, v.85, p. 405,

Radford, L. (2015) Introduction: The phenomenological, epistemological, and semiotic components of generalization. PNA, v. 9, n. 3, p. 129-141.

Radford, L (2017). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos,epistemológicos y prácticos. DIE - Doctorado Interinstitucional em Educación, Énfasis matemática. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia

Radford, L.;Schubring, G.;Seeger, F.(2015) Semiotics in mathematics education:epistemology, history, classroom, and culture. Rotterdam: Sense Publishers.

Radford, L.; Sabena, C. (2015) The Question of Method in a Vygotskian Semiotic Approach. Approaches to qualitative research in Mathematics education, p. 157-182,

Sabena, C. Multimodality and the Semiotic Bundle Lens: A Constructive Resonance with the Theory of Objectification. Segundo monográfico sobre Teoría de la Objetivación, v. 12, n. 4, p. 185-208, jul.2018.

Sabena, C.; Krause, C.; Maffia,(2016) A. L'analisi semiotica in ottica multimodale: dalla costruzione di quadro teoricoal networking con alter teorie - Relazione al XXXIII Seminario Nazionale di ricerca

Santaella, L (1990). O que é semiótica? Editora Brasiliense, 1990.

Santaella, L. (2005) Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 2005.

Vergel, R.; Gárzon, P. J. R (2018). Álgebra escolar y pensamiento algebraico: aportes para el trabajo en el aula.:Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá. Colômbia

Vergel, R. (2019) Una posible zona conceptual de formas de pensamiento aritmético "sofisticado" y proto-formas de pensamiento algebraico. In: CIAEM, 15, 2019,Medellín, Colômbia. Anais]. Medellín:, 2019. p. 1-18. https://conferencia.ciaem-dumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/1072/571

Downloads

Publicado

2025-05-28

Edição

Seção

Artigos