Aspectos de teorias com enfoques semióticos e metodologias ativas em uma situação de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e105087Palavras-chave:
Indicações Circunstanciais, Meios Semióticos, Teoria da ObjetivaçãoResumo
A proposta deste artigo é verificar os aspectos da Teoria da Objetivação proposta por Luis Radford com enfoque em uma abordagem semiótica-cultural (cujos princípios são a produção de saberes e a colaboração humana) e no referencial das Mensagem e Sinais do semiologista Luis Jorge Prieto fundamentada na semiótica estruturalista com destaque para a comunicação entre receptor e emissor. Além desses referenciais, a partir de metodologias ativas - role play, sala de aula invertida e storelling em uma situação de ensino do conteúdo Números Primos durante 3 (três) aulas, com estudantes do 6o ano de uma escola pública situada no norte do Paraná. No decorrer da situação de ensino, a mobilização de inúmeros meios semióticos - gestos, entonação vocal, paper toys, histórias em quadrinhos-, dentre outros permitiu evidenciar que os processos de objetivação e subjetivação basilares da Teoria da Objetivação ocorreram concomitantemente aos atos sêmicos e indicações circunstanciais fundamentais no referencial das Mensagens e Sinais.
Referências
Arzarello, F.; Paola, D.; Robutti, O. et al.(2009) Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom, Palgrave Studies in alternative education, v.70, p. 97-109, 2009. https://doi.org/10.1007/s10649-008-9163-z
Bergsten, C. (2019). Mathematical Approaches. In: Lerman, S. (eds) Encyclopedia of Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_95-8
Cunha, M. B. da,Omachi, N. A., Ritter, O. M. S., Nascimento, J. E. do, Marques, G. de Q., & Lima, F. O. (2022). Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. In SciELO Preprints https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3885
Drijvers, P., GodinoJ.D., Font V. & Trouche L.(2013) One episode, two lenses. A reflective analysis of student learning with computer algebra from instrumental and onto-semiotic perspectives Educ Stud Math (2013) 82:23–49
Foucault, M. (1971) A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola.
Godoy, M. T. (2016) Indicações Circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.
Laburú, C. E.; Barros, M. A.; Silva, O. H. M. (2011) Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 469-487, 2011.
Laburú, C.E., Silva, O.H.M & Filho, P.S.C (2021). Semiótica aplicada à educação científica: signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva. São Paulo, SP: Editora da Física.
Moran. J.Bacich.L.(2018) Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. São Paulo :Editora Penso.
Nöth, W. Semiótica e semiologia: os conceitos e as tradições. Com. Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 74,https://comciencia.br/dossies-73-184/web/handler82f6.html?section=8&edicao=11&id=82
Otte, M. F.; Santana, G. F. S.; Paula, L.; Barros, L. L. G. X.(2019) Reasons for asemiotic approach to mathematics education. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 24-41 . http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/350.
Prediger, S., Arzarello, F., Bosch, M. et al (2008) Comparing, combining, coordinating-networking strategies for connecting theoretical approaches Editorial for ZDM-issue 39 (2008) 2. ZDM Mathematics Education 40, 163–164. https://doi.org/10.1007/s11858-008-0093-0
Presmeg, N.; Radford, L.; Roth, W.; Kadunz, G. Semiotics in Mathematics Education, (2016). https://www.springer.com/gp/book/9783319313696
Radford L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática (2020). São Paulo: Livraria da Física, p.43-67
Radford, L. (2003) Gestures, speech, and the sprouting of signs: A semiotic-cultural approach to students’ types of generalization. Mathematical Thinking and Learning, v.5, n. 1, p. 37-70.
Radford, L. (2013) Three key Concepts of the theory of objectification: Knowledge,knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44.
Radford, L. (2014) Sobre o papel das representações e artefatos no saber e aprender. Education Studies Mathematics, v.85, p. 405,
Radford, L. (2015) Introduction: The phenomenological, epistemological, and semiotic components of generalization. PNA, v. 9, n. 3, p. 129-141.
Radford, L (2017). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos,epistemológicos y prácticos. DIE - Doctorado Interinstitucional em Educación, Énfasis matemática. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia
Radford, L.;Schubring, G.;Seeger, F.(2015) Semiotics in mathematics education:epistemology, history, classroom, and culture. Rotterdam: Sense Publishers.
Radford, L.; Sabena, C. (2015) The Question of Method in a Vygotskian Semiotic Approach. Approaches to qualitative research in Mathematics education, p. 157-182,
Sabena, C. Multimodality and the Semiotic Bundle Lens: A Constructive Resonance with the Theory of Objectification. Segundo monográfico sobre Teoría de la Objetivación, v. 12, n. 4, p. 185-208, jul.2018.
Sabena, C.; Krause, C.; Maffia,(2016) A. L'analisi semiotica in ottica multimodale: dalla costruzione di quadro teoricoal networking con alter teorie - Relazione al XXXIII Seminario Nazionale di ricerca
Santaella, L (1990). O que é semiótica? Editora Brasiliense, 1990.
Santaella, L. (2005) Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 2005.
Vergel, R.; Gárzon, P. J. R (2018). Álgebra escolar y pensamiento algebraico: aportes para el trabajo en el aula.:Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá. Colômbia
Vergel, R. (2019) Una posible zona conceptual de formas de pensamiento aritmético "sofisticado" y proto-formas de pensamiento algebraico. In: CIAEM, 15, 2019,Medellín, Colômbia. Anais]. Medellín:, 2019. p. 1-18. https://conferencia.ciaem-dumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/1072/571
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Aparecida de Faria, Carlos Eduardo Laburú

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).