Uma aplicação de jogos na análise de erros em educação matemática

Autores

  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano
  • Beatriz Konzen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A análise de erros é uma metodologia de pesquisa e ensino que pode auxiliar professores e alunos a rever conteúdos nos quais surgem dificuldades. Neste artigo, a partir de uma breve revisão sobre essa abordagem, são apresentados resultados de investigações sobre erros cometidos por estudantes universitários de Matemática que respondiam questões de Álgebra ou de Lógica Matemática. Com vistas à futura prática docente desses alunos, foram construídos jogos para revisão dos conteúdos em que eles tiveram maiores dificuldades. Esses jogos, adaptados para os conteúdos envolvidos, são sugestões práticas para aulas de Metodologia do Ensino de Matemática ou para atividades de estágio curricular.

Biografia do Autor

Helena Noronha Cury, Centro Universitário Franciscano

Helena Noronha Cury possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, mestrado (1985) e doutorado em Educação (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, onde exerce atividades no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. Publicou 47 artigos em periódicos especializados e 71 trabalhos em anais de eventos. Publicou um livro e organizou outros 3, tendo 8 capítulos nessas obras. Possui 42 itens de produção técnica. Orientou 12 dissertações de mestrado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 70 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação e Matemática. Atua na área de Educação Matemática, com pesquisas sobre análise de erros. É revisora de 10 periódicos nacionais.

Beatriz Konzen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atualmente é Bolsista de I.C. da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos