Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evidenciados em âmbito escolar

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p16

Resumo

Este artigo apresenta interpretações de depoimentos escritos por alunos participantes de um projeto de pesquisa desenvolvido com Modelagem Matemática, conforme a perspectiva proposta por Burak (1998). A partir desses depoimentos, tanto os do início como os do final do trabalho, busca-se dialogar com outros pesquisadores da Educação, da Educação Matemática e de outras áreas, no intuito de responder à questão principal: Qual o significado da Matemática e de seu ensino para os alunos? Os resultados evidenciam uma forte tendência à supervalorização da Matemática na perspectiva platônica, implicando na desvalorização do ser aprendiz. Evidenciam, ainda, a possibilidade de um trabalho diferenciado a partir da Modelagem Matemática.

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, ensino de matemática e epistemologia. É doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor substituto na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973) , especialização em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1976) , especialização pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) , mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Membro de corpo editorial da Olhar de Professor (UEPG) e RT-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Ensino e aprendizagem, Ensino de Matemátca, Metodologia.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos