Padrões e jogos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p30Resumo
Um estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificámos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).