Padrões e jogos matemáticos

Autores

  • Dores Ferreira Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho
  • Pedro Palhares Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho
  • Jorge Nuno Silva Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p30

Resumo

Um estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificámos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.

Biografia do Autor

Dores Ferreira, Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

Dores Ferreira is a primary teacher with a Master’s in teaching and learning mathematics. She is also an instructor in continuing training in mathematics for primary teachers at the Institute of Child Studies of the University of Minho, Portugal.

Pedro Palhares, Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

Doutoramento (Dezembro de 2000) em Estudos da Criança, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho – “Transição do Pré-escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Estudo do Ensino e das Aprendizagens em Matemática”. Equivalência (Janeiro de 1994) ao mestrado na especialidade de Supervisão, área de especialização em Matemática pela Universidade de Aveiro. Master of Arts in Education in Mathematics Education (Novembro de 1992) – King’s College, Universidade de Londres. Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Julho de 1986) - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Jorge Nuno Silva, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Possui mestrado em Jogos Combinatórios - University of California em Berkeley (1991) e doutorado em Análise Funcional - University of California em Berkeley (1994). Atualmente é presidente da Associação Ludus e professor da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História dos Jogos de Tabuleiro, Teoria de Jogos.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos