Estratégias para resolução de problemas matemáticos por tríades de alunos com e sem relação de amizade<br>Strategies to the resolution of mathematical tasks by triads of students with and without regard for friendship
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p1Resumo
O propósito desta pesquisa foi descrever e analisar as estratégias utilizadas por tríades de alunos com e sem relação de amizade durante a participação guiada em tarefas matemáticas. Participaram 24 alunos da 3a série do Ensino Fundamental, agrupados em quatro tríades com relação de amizade (TCRA) e quatro tríades sem relação de amizade (TSRA). A seleção para agrupá-los ocorreu através de entrevista buscando conhecer o vínculo afetivo. As interações foram registradas com filmadora e gravador e, posteriormente transcritas e analisadas. Os resultados mostraram que as tríades utilizaram uma multiplicidade de estratégias algorítmicas (EA) que envolviam seguimento de regras e estratégias não algorítmicas (ENA), caracterizadas pela ausência de regras matemáticas explícita. As estratégias algorítmicas (EA) foram ainda divididas em Orais e Escritas. Observou-se que tanto as TCRA quanto as TSRA utilizaram como estratégia comum à contagem utilizando os dedos e escrita. A diferença analisada nas estratégias foi à utilização de ENA por cálculo mental pelas TSRA, ou seja, os alunos buscavam resolver de forma individual e não expressavam para seus parceiros as estratégias utilizadas, ensejando desta forma, que o significado atribuído ao outro e a tarefa são possibilitadores ou não de interação entre os alunos.
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